ChatGPT, metodologia e tecnologia em prol da Educação

Autor: Armando Kolbe Junior

Armando Kolbe Junior (*)

Inicialmente vamos explicar o que é o ChatGPT! É um modelo de linguagem que foi desenvolvido pela OpenAI e tem sido utilizado em diversas áreas, incluindo educação, tecnologia e metodologias. Essa ferramenta é capaz de gerar facilmente textos de forma automatizada e pode ser devidamente treinada para atender tarefas das mais variadas possíveis! Entre essas tarefas, temos a geração de conteúdo, tradução automática, conversação e muito mais.

Na área da educação, o ChatGPT pode ser utilizado para auxiliar os professores a gerar conteúdos personalizados para seus alunos. Por exemplo, ele pode ser treinado para escrever ensaios, resumos ou até mesmo gerar perguntas de avaliações. Isso pode ajudar a economizar tempo para os professores e fornecer aos alunos conteúdos relevantes e personalizados.

Além disso, o ChatGPT também pode ser usado para auxiliar os alunos em suas tarefas. Pode ser treinado para ajudar com a redação de ensaios, fornecer feedback sobre escrita e até ajudar a traduzir textos. Isso pode ser especialmente útil para aqueles alunos que têm dificuldades de escrita ou para aqueles que não possuem fluência em uma determinada língua.

O ChatGPT pode ser usado na tecnologia para auxiliar no desenvolvimento de aplicativos de conversação automatizada. Podendo ser usado para desenvolver assistentes virtuais, chatbots e outras ferramentas de conversação automatizada que poderão auxiliar as empresas a melhorar sua interação com os clientes e fornecedores. Isso pode ser especialmente útil para atender a perguntas comuns e resolver problemas, sem a necessidade de intervenção humana.

Pode auxiliar também na metodologia, já que pode ser utilizado para ajudar os pesquisadores a gerar hipóteses, elaborar questionários e também para ajudar na análise de dados além de revisões bibliográficas. Ele pode ser treinado para analisar grandes conjuntos de dados e gerar relatórios automatizados, o que pode economizar tempo e esforço para os pesquisadores. Além disso, pode ser utilizado para construir Sistemas de Recomendação, para auxiliar na identificação de tendências e padrões.

Outra possibilidade é a utilização do ChatGPT para melhorar a eficiência e qualidade de conversas de negociação, assistindo as partes interessadas a gerar argumentos e simulações. Também pode ser usado para ajudar os escritores a gerar histórias e roteiros de forma automatizada, fornecendo sugestões de diálogos, descrições e plot twists. Isso pode ser especialmente útil para escritores iniciantes ou para aqueles que estão presos em uma história e precisam de inspiração.

O ChatGPT também poder para ajudar os profissionais de negócios a gerarem relatórios, propostas e apresentações de forma automatizada. Ele pode ser treinado para gerar relatórios financeiros, projetos de negócios e outros documentos importantes, o que pode ajudar a economizar tempo e esforço para os profissionais.

Além disso, o ChatGPT também pode ser usado para ajudar os desenvolvedores a gerarem código de forma automatizada. Ele pode ser treinado para escrever código em diferentes linguagens de programação, o que pode ajudar a economizar tempo e esforço para os desenvolvedores e melhorar a qualidade do código.

Mas, com todas essas qualidades, o ChatGPT chega a ser uma ameaça para a educação?

Pode ser  que algumas pessoas vejam o uso de modelos de linguagem automatizados, como o ChatGPT, que não é o  único, como uma ameaça para a educação. Entretanto, essa visão é com base em uma compreensão incompleta do que esses modelos são capazes de fazer e como eles podem ser utilizados.

Em primeiro lugar, o ChatGPT é unicamente uma ferramenta, desenvolvida para ajudar os humanos a realizarem tarefas específicas. Não é capaz de tomar decisões por conta própria e não pode substituir completamente a interação humana.

Em se falando de educação, a utilização do ChatGPT pode ser vista como uma forma de apoio para os professores e alunos, e não como uma ameaça. Além disso, o ChatGPT também pode ser usado como uma ferramenta pedagógica para ajudar os alunos a desenvolver habilidades de escrita e pensamento crítico. Por exemplo, os professores podem usar o ChatGPT para fornecer feedback sobre a escrita dos alunos e ajudá-los a identificar erros comuns. Assim, os alunos podem se beneficiar de uma avaliação automatizada, mas com orientação humana para corrigir e evoluir.

Apesar de ser assustadora, a utilização do ChatGPT na educação pode ser uma grande oportunidade para ajudar os professores e alunos a alcançarem seus objetivos de aprendizagem, de forma mais eficiente e eficaz. Ele é uma ferramenta para melhorar e não para substituir a interação humana e a educação tradicional.

Além do mais, essas ferramentas ainda trabalham com a intencionalidade preditiva, com base em dados armazenados, enquanto que para o o ser humano a intencionalidade é originária. Fazendo bom uso de suas capacidades, pode ser um grande aliado para profissionais de diversas áreas, ajudando a economizar tempo e esforço, e melhorar a qualidade de seus trabalhos.

*partes desse conteúdo foram gerados pelo ChatGPT

Armando Kolbe Junior, coordenador de Cursos na Escola de Negócios da Uninter

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Armando Kolbe Junior


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *