Cenários do Esporte, um programa que traz perspectivas para além do futebol

Autor: Juliane Lima - Estagiária de Jornalismo

O esporte é uma paixão nacional e mexe com os brasileiros, dos 8 aos 80. É verdade que o futebol domina as conversas e publicações esportivas no país, mas, além do futebol, o Brasil tem atletas de ponta em diversas modalidades.

O programa Cenários do Esporte, da Rádio Uninter, apresentado pelo professor Emerson Micaliski, busca abordar a diversidade esportiva do país. O intuito é reunir pessoas que atuam na área do esporte para debater diversos assuntos que permeiam o tema. A transmissão acontece às quintas-feiras, às 16 horas, quando Emerson recebe no estúdio especialistas da área para um bate-papo descontraído.

A estreia aconteceu no dia 14 de novembro de 2019 e desde então o programa teve 5 edições. No primeiro encontro, reuniram-se no estúdio a chefe de classificação internacional de canoagem Fátima Fernandes, o jogador da equipe sub-20 do Paraná Clube João Medeiros, e o professor do curso superior de Educação Física da Uninter Guilherme Carreira, que falaram sobre as experiências culturais que já viveram através do esporte. Eles contaram um pouco sobre os países que conheceram por causa da prática esportiva e como isso foi enriquecedor na vida de cada um.

Na segunda edição, a convidada da vez foi Marina Aggio, ex-jogadora de futebol e atualmente professora do curso superior de Educação Física da Uninter. Ela falou sobre sua carreira durante 20 anos no futebol feminino em vários países, e como isso contribuiu para sua vida acadêmica.

No terceiro programa, o professor Emerson abordou o tema “atividades extracurriculares nas escolas municipais de Curitiba”, com André Shuhl e Carolina Petruy, ambos professores que trabalham na Secretaria Municipal de Educação de Curitiba. Eles falaram sobre como usam o esporte como ferramenta de inclusão dos alunos nos 36 projetos que a secretaria realiza nas escolas municipais.

Nas duas últimas edições, os professores Patrícia Carla Ferreira, Gleoberto Marcondes dos Santos Júnior, Edison Neres Barbosa, André Pelanda e Rodrigo de Cássio da Silva foram convidados para fazer uma retrospectiva do futebol no ano de 2019. Mauricio Belo de Souza e Thiago Luiz de Freitas também foram convidados para falar da Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro, Copa América, Champions League e de outras competições que aconteceram em 2019, fechando o ano do Cenários do Esporte.

Todos os programas são convertidos em podcast, que você poderá acessar no site da Rádio Uninter para ouvir quando e onde quiser.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Juliane Lima - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo UN


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *