Campanha envia chinelos para crianças e mulheres refugiadas na Síria e no Líbano

Claudia Freire – Estudante de Jornalismo

O polo da UNINTER em Goiânia (GO) arrecadou mais de 280 pares de chinelos desde o lançamento da campanha “Livros que calçam o mundo”, em 2 de setembro. O material arrecadado foi enviado a pessoas carentes no estado do Pará e para mulheres e crianças em um campo de refugiados do Líbano e da Síria, no Oriente Médio.

Partiu de Hosana Vitorini, uma das gestoras do polo, a ideia de levar a campanha para dentro da UNINTER após ver em uma reportagem de televisão o apelo da organização não governamental Compaixão Internacional, que arrecada pares de chinelos novos em diferentes lugares do país para ajudar pessoas que precisam. A ONG estava em busca de postos de coleta para ampliar a arrecadação.

Hosana criou pontos de entrega nos polos da UNINTER em Goiânia e Aparecida de Goiânia. Como os alunos são o público-alvo das doações, em troca dos chinelos eles recebem livros da própria instituição, relacionados às disciplinas que cursam. Alguns se interessaram inclusive por livros de outros cursos. A adesão à campanha foi tão grande que muitos doaram mais de um par de chinelos.

Quem determina para onde serão enviadas as doações é a organização Compaixão Internacional. O destino dos chinelos leva em conta os lugares onde a população está mais necessitada, ou quando algum colaborador da ONG tenha viagem programada para a região ou país.

“É muito gratificante ver a campanha evoluindo. Desde o início acreditei muito que daria certo. É uma causa nobre e mesmo ouvindo comentários como ‘Ah, mas só um chinelo?’, sei que é bem mais do que um chinelo”, diz Hosana. “Vejo pessoas doando de coração, sem se importar com o que podem ganhar em troca. Minha expectativa é de que em breve todos os campi da UNINTER se tornem postos de coleta e que essa campanha não aconteça apenas por um tempo, mas que se torne permanente”.

Edição: Mauri König

 

Incorporar HTML não disponível.


1 thought on “Campanha envia chinelos para crianças e mulheres refugiadas na Síria e no Líbano

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *