Campanha do IBGPEX estimula colaboradores da Uninter a colorir a infância

Autor: Nayara Rosolen - Jornalista

“Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo”, diz Paulo Freire, patrono da educação brasileira. Tendo isso em vista, o Instituto IBGPEX convida os colaboradores da Uninter a fazerem parte da aprendizagem de crianças e promove a primeira ação de voluntariado corporativo de 2022, “Colorindo a infância”.

Os pequenos tiveram os estudos afetados com a pandemia, a desigualdade educacional se agravou nos últimos dois anos. Além da crise sanitária, o índice crescente de desemprego e o menor poder aquisitivo refletem também na compra dos materiais escolares.

“Conversamos com alguns gestores das organizações para entender quais seriam as maiores necessidades hoje e quais poderíamos atender em nossas campanhas institucionais. O material escolar foi escolhido entre as diversas necessidades apresentadas, por tratar-se de um tema totalmente alinhado à missão do Grupo Uninter”, explica Rosemary Suzuki, gerente de projetos sociais do IBGPEX.

Sendo assim, entre os dias 11 de abril e 16 de maio, qualquer valor pode ser doado através do PIX ou por transferência bancária. Todo o valor arrecadado será convertido na compra de lápis de cor, cola colorida, massinha de modelar, giz de cera e cola bastão, que serão doados às crianças em situação de vulnerabilidade de organizações sociais parceiras. A Uninter se comprometeu em dobrar o valor das doações.

Fernanda Milane, assistente social do IBGPEX, diz que a escolha dos materiais partiu de uma pesquisa realizadas com organizações da sociedade civil (OSCs), que indicaram quais itens as crianças mais utilizam e que nesse momento de pandemia não seriam prioridade na compra dos responsáveis, devido ao valor.

“Selecionamos materiais essenciais para o desenvolvimento da criatividade das crianças. O prejuízo que o isolamento social causou aos estudantes, especialmente às crianças que estão nos anos iniciais da educação básica, é notório e discutido por diversos especialistas. Queremos fazer a nossa parte que a aprendizagem seja transformadora”, complementa Rosemary.

Para maior transparência quanto à destinação dos materiais, o Instituto realiza um chamamento público, com regulamento claro e possibilidade de inscrição de qualquer OSC. Essa inscrição vale para esta e futuras ações que acontecerão durante este ano.

A gerente de projetos sociais explica que a partir de agora este chamamento acontece anualmente e, após encerrado o ciclo de inscrições, um grupo de trabalho multidisciplinar realizará a escolha das organizações a serem contempladas, a partir do alinhamento da necessidade da OSC com a campanha vigente.

As OSCs têm até o dia 30 de abril para se inscrever. Os colaboradores Uninter também podem indicar instituições. Para mais informações, entre em contato através do e-mail [email protected].

Já as doações podem ser realizadas por dois meios:

  • PIX
  • Instituto Brasileiro de Graduação, Pós-Graduação e Extensão (IBGPEX)
  • Banco Santander
  • Chave/e-mail: [email protected]

 

  • Transferência Bancária
  • Instituto Brasileiro de Graduação, Pós-Graduação e Extensão (IBGPEX)
  • Banco Santander
  • Agência/CC: 3525 / 130005428

 

Participação ativa dos colaboradores

Para além da doação de materiais, Fernanda afirma que o intuito é “fazer com que os colaboradores lembrem da infância, em que todas as cores são motivações e a criatividade faz com que isso se transforme em formas e letras, trazendo a memória alegre e inocente de descobrir o mundo através do lúdico”.

“O objetivo é que as pessoas que privilegiem a campanha também tenham esse sentimento e possam ajudar doando materiais escolares para as crianças das instituições selecionadas”, complementa a assistente social.

Nesta nova campanha, o IBGPEX segue realizando encontros quinzenais com um grupo de trabalho, composto por mais de dez profissionais de diversos setores da Uninter. O intuito é que, através do diálogo, a equipe possa acompanhar de perto cada processo, podendo sugerir e discutir a melhor forma de colocar a ação em prática.

É uma forma de aproximar os colaboradores do voluntariado corporativo, um dos objetivos do Instituto. Fernanda conta que a campanha foi pensada para impactar um sentimento de oportunizar o colaborador a doar o seu tempo e incentivar o espírito de solidariedade independente da pessoa que irá receber a doação.

“Nosso objetivo é promover a cultura de doação e o sentimento de solidariedade e pertencimento. Entendemos que cada doador é um agente de transformação e esse sentimento é muito poderoso e capaz de transformar a vida de quem se dispõe a participar desse movimento”, afirma Rosemary.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial (CBVE), os principais benefícios para os colaboradores que se envolvem com o voluntariado corporativo são: forma natural de descobrir habilidades dos colaboradores e identificar novos líderes; conhecer uma nova realidade; lidar com pessoas inspiradoras; maior identificação e pertencimento à instituição; realizar um trabalho com um time diferente; e desenvolver suas competências substituindo treinamentos entediantes por vivências ricas e cheias de significado.

“O IBGPEX acredita que o voluntariado corporativo é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento de pessoas, processos e resultados. Somos uma Great Place to Work (GPTW), estamos entre as cinco melhores empresas do Paraná para se trabalhar. O voluntariado certamente colabora com esse ambiente de colaboração para o crescimento das pessoas e dos negócios”, conclui Rosemary.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Nayara Rosolen - Jornalista
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Pixabay


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *