FORMAÇÃO SUPERIOR

Caio Pirajá, um senhor estagiário de engenharia elétrica

A disputa por uma vaga de estágio pode ser um momento tenso em que o candidato se pergunta: “será que eu sei o suficiente pra exercer esse cargo?” Para os estudantes que estão no início de um curso de graduação, tal temor pode ser bastante forte. Esse foi o caso do estagiário mais idoso da Uninter, Caio Sobreira Pirajá, de 68 anos.

Em 2017, ele caminhava pelo centro de Curitiba quando viu um anúncio que chamou sua atenção. Descobriu que o curso que ele tanto desejava fazer, Engenharia Elétrica, era ofertado na modalidade a distância (EAD). Duas semanas depois, Caio já estava cursando engenharia quando recebeu um e-mail divulgando uma vaga de estágio na sua área, na Escola Politécnica da Uninter.

Ainda que estivesse um pouco receoso por ser calouro, ele se inscreveu. “Eu poderia praticar mais e ver coisas novas”, explica o futuro engenheiro, comentando sobre o que pensou naquele momento.

Na hora da seleção bateu o sentimento de não estar à altura de outros candidatos, bem mais avançados do que ele no curso. “Eu já estava de malas prontas para ir embora após a apresentação, pois sabia que não teria para mim”, completa. Em seguida, todos os candidatos foram até o laboratório e receberam uma tarefa. Caio, apesar de ainda ser calouro no curso, já havia trabalhado em manutenção de eletrônica, e teve facilidade em terminar a tarefa antes de todos os demais.

Alguns dias depois veio a surpresa: um e-mail anunciando que ele havia sido aprovado no teste para a vaga. “Desde que fui selecionado, só tenho aprendido aqui”, comenta Caio, que esbanja humildade e simpatia. Bastante satisfeito no cargo, ele diz estar preparado para quando seu período de estágio terminar, pois acha que outras pessoas também devem ter a mesma oportunidade de crescer e aprender.

“A Uninter investe muito na evolução e bem-estar dos seus colaboradores e tem equipamentos de ponta para o que precisar. É uma experiência única”, conclui.

 

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Igor Ceccatto – Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König / Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Sérgio Junior – Estagiário de Jornalismo

1 thought on “Caio Pirajá, um senhor estagiário de engenharia elétrica

  1. A vida é desafiadora e poucas pessoas tem a coragem de viver os desafios e aceitar as oportunidades que aparecem. Caio Pirajá é um exemplo a ser seguido e a Uninter está de parabéns ao dar essa oportunidade. Eu tenho cinquenta anos de idade e muito orgulho em estudar Engenharia Elétrica-EAD nesta Universidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *