BNCC e a linguagem da arte stopmotion nas escolas

Autor: André Luiz Pinto dos Santos

A finalidade da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é determinar as capacidades e aptidões que os alunos devem aprimorar durante sua educação. Em relação à linguagem artística, a BNCC estabelece que os estudantes precisam compreender, interpretar e produzir trabalhos artísticos em diversas modalidades, tais como teatro, dança, artes visuais e música.

A exploração da linguagem audiovisual e a criação de animações usando Stopmotion (técnica de animação quadro a quadro) pode ser uma abordagem didática de acordo com as competências e habilidades previstas na BNCC. Esse método de ensino pode ajudar a desenvolver outras habilidades, tais como criatividade, colaboração, solução de problemas e comunicação.

Ao pedir que um aluno crie um roteiro para uma animação em Stopmotion, por exemplo, está sendo exercitada a escrita, pois a elaboração de um roteiro exige a organização das ideias de maneira coerente e clara, utilizando a linguagem adequada para a produção do texto. A atividade pode estimular a capacidade de planejamento e organização, já que a criação do roteiro requer que o aluno planeje as etapas necessárias para executar a tarefa, e contribui para aprimorar a criatividade, pois o aluno é incentivado a utilizar sua imaginação para criar personagens, cenários e situações.

Além disso, a elaboração do roteiro pode ser uma atividade colaborativa, o que promove a comunicação e o trabalho em equipe, uma vez que os alunos trabalham juntos para criar uma história e tomam decisões em conjunto. Isso também pode contribuir para o desenvolvimento da capacidade de reflexão crítica do aluno, uma vez que ele é desafiado a pensar sobre a mensagem que deseja transmitir e como fazê-lo de forma eficaz, o que ajuda a aprimorar a sua capacidade de análise e reflexão crítica.

Quando solicitado a produzir um storyboard, o estudante é desafiado a se organizar e planejar, pois esse processo envolve a organização das ideias e a criação de um plano de ação para a produção do vídeo. O aluno deve pensar na sequência das cenas, na posição dos personagens e na transição entre as imagens. Além disso, trabalha-se com a comunicação visual, pois o storyboard exige clareza e objetividade. O aluno deve aprender a representar suas ideias de forma visual, utilizando recursos como enquadramento, plano de cena e ângulo de câmera.

É possível ainda estimular a criação de narrativas, com isso, o estudante deve aprender a criar uma narrativa coesa e envolvente, que mantenha o interesse do público e que tenha um começo, meio e fim.

O projeto de Stopmotion em sala de aula é uma oportunidade valiosa para que os estudantes desenvolvam habilidades importantes e uma forma efetiva de abordar a linguagem de arte na escola, de forma criativa e atendendo a BNCC.

(*)André Luiz Pinto dos Santos é Mestre em Educação e Novas Tecnologias e professor da Área de Linguagens Cultural e Corporal do Centro Universitário Internacional UNINTER 

Incorporar HTML não disponível.
Autor: André Luiz Pinto dos Santos
Créditos do Fotógrafo: Pexels


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *