Blumenau explica por que faz sucesso na educação a distância

Autor: Evandro Tosin ­ - Assistente multimídia

Uma cidade formada por imigrantes alemães, poloneses, italianos e descendentes de portugueses. Reconhecida pela gastronomia, arquitetura, produção têxtil e pela manifestação cultural em eventos e festas populares. Um município que também se destaca na educação e formação de mão-de-obra qualificada. Esta é Blumenau, em Santa Catarina.

Blumenau fica localizada no Vale do Itajaí. A população estimada em 2020, segundo o IBGE, é 361 mil habitantes. O município possui Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,806, que é calculado pela ONU, número superior à média nacional, que é de 0,765.

O gestor da Central de Notícias Uninter (CNU), Manuel Áureo Germano, visitou o polo de educação a distância da Uninter em Blumenau (SC), no último dia 26.jan.2021. A visita fez parte das ações do projeto “Aprendi, agora faço”, que tem como objetivo conhecer histórias de sucesso de egressos da Uninter. Germano aproveitou também para conhecer de perto os desafios que o polo de apoio presencial tem enfrentado durante a pandemia, e como os profissionais da unidade se reinventaram durante o período que estamos vivendo.

Sulivane Baia é a gestora do polo há 3 anos. Natural de Belém do Pará, chegou na cidade catarinense há 4 anos em busca de melhores oportunidades no mercado de trabalho. Apesar de 2020 ter sido um ano difícil, ela destaca o comprometimento da equipe com marcação de horários para atendimento dos alunos, seguindo as recomendações sanitárias contra a Covid-19. “Foi um ano em que tivemos muitos alunos, muitos migraram para a EAD. Foi surpreendente. Nos organizamos para dar todo o auxílio para os alunos, a gente conseguiu lidar com situação e se sair muito bem”, relata.

Sulivane também relatou como é trabalhar em uma instituição de ensino superior como a Uninter. “Eu me encantei realmente pelo ensino, tive a oportunidade de ajudar outras pessoas a mudarem de vida através do estudo, aprender e entrar em uma nova fase de vida”, explica.

Daniel Schmidt é estudante de Jornalismo da Uninter na modalidade de educação a distância. Ele fala sobre o atendimento da unidade de apoio presencial: “A estrutura e o atendimento são nota mil. Os tutores e professores foram super prestativos e solícitos”, diz.  O polo conta com sala de aula, laboratório de informática e biblioteca, e está localizado na região central da cidade.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Evandro Tosin ­ - Assistente multimídia
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: PAP Blumenau


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *