Biblioteca Uninter ganha exemplar do primeiro Dicionário de Eufemismos da Língua Portuguesa

“Eufemismo é o uso da palavra, locução, acepção mais agradável, ou expressão da demagogia comunicativa com o objetivo de minimizar e suavizar a expressão ou ideia rude, ofensiva ou desagradável, ou mesmo tabuística, substituindo o termo contundente por vocábulos ou circunlocuções amenas ou polidas”. A explicação figura no Dicionário de Eufemismos da Língua Portuguesa, produzido pela escritora Roseli Oliveira.

Em entrevista para um programa da rádioweb UNINTER, Roseli explica que a ideia de coletar os verbetes eufemísticos na língua portuguesa já a provocava há tempos quando, em seu trabalho com a língua, não conseguia achar os eufemismos em uma só fonte de informação. Segundo Roseli, o eufemismo é vastamente utilizado em diversas áreas do conhecimento, mas é na política que ele se sobressai. “Amenizar certas verdades mais duras é típico dos políticos, mas os jornais não ficam para trás”, comenta.

A autora disse que levou três anos e meio entre as pesquisas e conversas para reunir mais de 4 mil verbetes, mas quando decidiu parar, vários outros foram aparecendo. “É uma tarefa sem fim, resolvi parar e organizá-los, mas já tenho mais de 700 outros para uma segunda edição ou volume”, conta.

Entre os verbetes eufemísticos que estão organizados no dicionário o leitor ou pesquisador poderá encontrar: “empurrão facial”, que seria “tapa na cara”, “idade muito avançada” para dar a entender que é “velho” ou ainda “portador de transtorno mental”, para dizer que é um “louco”.

 

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *