Biblioteca e bibliotecários no século XXI

Por Vanda Fattori Dias (bibliotecária do Centro Universitário Internacional UNINTER)

Você sabia que a Biblioteconomia é uma das áreas de estudo mais antigas da humanidade? É isso mesmo! A Biblioteconomia estuda e trata do planejamento, administração e organização da informação em bibliotecas, unidades de informação e centros de pesquisa e documentação.

Mas quem é o profissional bibliotecário? Ele é o mediador e orientador dos alunos e demais clientes de uma biblioteca, na busca do material básico, seja de forma virtual, digital ou física. Ele tem também como missão administrar, organizar, selecionar e processar a enorme carga de informações desde os meios tradicionais até os mais avançados recursos tecnológicos, exercendo então, a função de gestor da informação, disseminador e facilitador de acesso à informação. É fundamental deixar claro que o profissional bibliotecário tem reconhecimento legal de sua profissão, tendo como formação acadêmica inicial no Brasil o início do século XX. E para que utilizar o espaço da biblioteca? Como integrar tecnologia e pesquisa tradicional? Na verdade, as novas tecnologias, a utilização da grande rede e a informática, provocaram grandes mudanças no conceito de organização e funcionamento das bibliotecas, quebrando o paradigma dos modelos tradicionais. Esse novo padrão de biblioteca permite um melhor aproveitamento dos recursos disponíveis das redes de telecomunicações favorecendo a recuperação de informações de forma globalizada e qualitativa, aliando o acesso local ao remoto criando ambientes mais dinâmicos e promovendo um melhor atendimento ao usuário com eficiência e qualidade.

Você já conhece as bibliotecas do Centro Universitário UNINTER? Não deixe de fazer uma visita em uma de nossas unidades!

Campus Tiradentes – Rua Saldanha Marinho, 131 – Centro
Campus Garcez – Av. Luiz Xavier, 103 – Centro
Campus Divina – Rua do Rosário, 147 – Centro
Unidade Carlos Gomes. Rua Pedro Ivo, 504 – Centro

Assista o vídeo que o UNINTER fez em homenagem aos Bibliotecários clicando aqui.

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *