Aulas práticas permitem a formação de qualidade para o educador físico

Autor: Evandro Tosin - jornalista

Correr, pular, saltar, nadar e muito mais. Um espaço para trocar experiências em campo e se aproximar daquilo que será a rotina do educador físico. É um dos momentos mais importantes para fortalecer o aprendizado teórico e de vivenciar a prática profissional.  Para isso, orientador e estudantes se reúnem em local adequado para a realização de atividades práticas desportivas. Os encontros entre alunos e o orientador educacional acontecem em datas específicas com o objetivo de integrar teoria e prática na formação do profissional de Educação Física.

As atividades ocorrem em diferentes disciplinas dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física da Uninter, como por exemplo, Jogos e Brincadeiras, Treinamento Resistido e Voleibol, Educação Física Adaptada, Medidas e Avaliação, entre outras.

As aulas práticas são ofertadas nos polos de educação a distância da Uninter distribuídos estrategicamente em mais de 700 cidades do Brasil. As atividades são realizadas em centros esportivos, ginásios, piscinas, academias ou em outros locais. Cada polo possui um orientador educacional com formação em Educação Física e titulação mínima de especialista, devidamente regularizado no Conselho Federal de Educação Física/Conselho Regional de Educação Física (CONFEF/CREF). Além disso, os orientadores recebem um treinamento a cada fase para execução das aulas.

A orientadora educacional da Uninter do polo de Santa Cruz do Sul (RS), Rochele Corrêa Pires, lecionou aulas de Educação Física durante o ano de 2022.  A docente explica que o aluno na educação a distância, além do ambiente virtual, conta com estágios obrigatórios e aulas práticas no curso de Educação Física desse modo criando um vínculo essencial com colegas e orientador, levando-o, assim, ao engajamento com o curso e melhor aproveitamento de todas as atividades propostas. Apesar de ter todo o conhecimento ao seu alcance, o acadêmico precisa interagir com demais colegas e com o orientador – este último tem o papel de acolher o aluno e fazer a intermediação no processo de aprendizagem.

“A prática educativa no curso de Educação Física é de suma importância, onde o próprio aluno vira seu próprio objeto de estudo, com aulas práticas em local adequado, sem esquecer que o loco regional faz com que a aula seja única.  Desta forma, as práticas presenciais são uma forma de atrair mais os alunos, aproximando os orientadores e monitores dos alunos como forma de aprimorar a aprendizagem e a participação ativa dos mesmos ao longo do curso”, ressalta Rochele.

“Considero importante a participação nas práticas presenciais, estágios obrigatórios, colaborando de forma importante na formação acadêmica, é essencial que os alunos assumam uma postura ativa, autônoma, com dinamismo no processo de ensino-aprendizagem. Desde as aulas práticas do polo até a ida do aluno para o campo de estágio são realizadas várias etapas para que quando o estudante entre dentro da academia ou de qualquer ambiente de estágio, seja efetivo no seu trabalho, tenha garantia de responsabilidade nos seus atos, pois o estabelecimento necessita ter confiança no estagiado”, destaca a orientadora.

Samuel da Silva Ferreira é egresso do curso de Bacharelado em Educação Física da Uninter, vinculado ao polo de Santa Cruz do Sul (RS). Recebeu a outorga de grau no dia 26 de novembro de 2022 em cerimônia organizada pelo polo (clique aqui). Segundo o aluno aulas práticas são de grande valia para aprender sobre os esportes ou disciplinas específicas. Facilita para ensinar um treinamento e entender o motivo daquele movimento corporal ou melhorar a performance.

“É muito importante e de muito crescimento pessoal. Para a gente que é aluno e vai acabar se tornando professores, também acaba despertando o interesse que antes não tinha. Você tinha uma visão de um segmento e depois daquela aula prática acaba tendo mais interesse, pesquisando e estudando mais. Daqui a pouco acaba virando um professor naquela disciplina”, afirma o estudante.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Evandro Tosin - jornalista
Edição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Arquivo PAP Santa Cruz do Sul


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *