Ciências da Religião ajudam a compreender a sociedade brasileira

Autor: Nayara Rosolen - Jornalista

Promover a compreensão sobre a sociedade brasileira, sua formação sociocultural e suas crenças é o propósito do curso de Licenciatura em Ciências da Religião da Uninter. A graduação, focada nos estudos de diversas religiões de forma ética, conquistou a nota máxima do Ministério da Educação (MEC) na avaliação realizada em 2022.

De acordo com a professora Sandra Morais Ribeiro, que atua na área de Humanidades da Escola Superior de Educação (ESE), a nota 5, maior conceito do MEC, reflete um lindo trabalho em equipe de todos os envolvidos no curso, coordenado pelo professor Cícero Bezerra e a diretora da ESE, Dinamara Machado.

“Todos se engajaram em prol do sucesso do curso, que reflete no sucesso de nossos alunos. Há com certeza um sentimento de muito orgulho. Mais do que uma equipe ou time, somos uma grande família, engajados e comprometidos para que todos cheguem juntos ao nosso objetivo: a excelência. Ser docente na Uninter é uma honra, com certeza, e uma grande alegria em saber que fazemos parte da construção do sonho de milhares de pessoas e colaboramos na construção e transformação de vidas através da educação, tão carente em nosso país”, afirma Sandra.

Policial militar há 12 anos, Thiara Anginoni, de 37 anos, foi criada em uma família católica, mas o fato de questionar e discordar em muitos momentos, causou a inquietação e o interesse de adquirir mais conhecimento sobre as demais religiões. Isso a fez ingressar para o curso de Ciências da Religião no polo da Uninter em Francisco Beltrão (PR). A escolha pela instituição se deu pelas diversas referências positivas que recebeu em suas pesquisas.

“Acredito que a nota 5 do MEC vem como reconhecimento da equipe maravilhosa que compõe a Uninter. Para mim é um orgulho, minha experiência está sendo excelente”, salienta a estudante.

Atualmente, Thiara atua como instrutora do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e conta que a graduação também colabora “e muito” no trabalho que realiza nas escolas, com crianças de cinco e seis anos no Proerd Kids e estudantes de 10 e 11 anos no Proerd.

A experiência em sala de aula também foi o que levou Gustavo Sartorato, de 40 anos, para o curso de licenciatura da Uninter. Formado em bacharel em Teologia desde 2005, o profissional percebeu a necessidade da formação em Ciências da Religião ao participar de processos seletivos. Atualmente, Gustavo leciona a disciplina de Ensino Religioso em escolas públicas estaduais de Santa Catarina para o Fundamental II, do 6º ao 9º ano.

Vinculado ao polo da Uninter em Lages (SC), o professor diz que o diferencial do centro universitário é a praticidade de fazer um curso reconhecido na educação a distância.

“Isso dá a liberdade de estudar até no meu ambiente de trabalho ou em casa. Além disso, é a faculdade com a melhor infraestrutura a distância do país. Sempre que precisei de ajuda tanto da tutoria quanto do polo, fui atendido com rapidez e agilidade. Ter um curso reconhecido como nota 5 no MEC faz muita diferença no nosso currículo como aluno e profissional da educação. A credibilidade e confiança aumentam ao indicarmos para nossos amigos”, comenta.

Gustavo destaca a didática e metodologia dos professores por trazerem a realidade prática junto à teoria. O curso conta com ações interdisciplinares, como aulas práticas sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e outros temas relevantes da sociedade contemporânea, projeto de pesquisa na área de Humanidades, estágio em iniciação científica e programa de iniciação científica.

As pesquisas desenvolvidas podem ser publicadas no Caderno Intersaberes e no Encontro de Iniciação Científica e Fórum Científico (ENFOC), favorecendo o protagonismo estudantil.

Também apresentadas em eventos e cursos de extensão virtuais, como o Congresso de Humanidades, Cineclube, Café com Sociologia, Cinelogando e o Colóquio de Práticas, que oportunizam discussões riquíssimas sobre temáticas atuais e que, além de favorecerem e ampliarem seus conhecimentos pessoais, também enriquecem seus currículos.

“Mais do que nunca na história, as tecnologias de informação e comunicação se tornaram imprescindíveis no processo de ensino-aprendizagem. Tivemos uma confirmação disto durante a pandemia. As tecnologias foram fundamentais para nós e nossos alunos. Professores tiveram todo respaldo da instituição e a consequência disto foi que nossos alunos não pararam de estudar sequer um dia nesse período. Hoje não há mais como pensar em educação sem considerar os meios tecnológicos e as metodologias ativas de aprendizagem. Vivemos um novo paradigma educacional e a Uninter está na vanguarda desse processo”, destaca.

Gustavo garante que aplica muito em sala de aula as teorias já aprendidas e sempre realiza dinâmicas levando em conta a realidade de cada escola e turma que ministra aulas. Os estudantes ainda lembram do professor José Carlos Moraes, tutor de Ciências da Religião, “um dos diferenciais, passa muita calma e responde quase em tempo real”.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Nayara Rosolen - Jornalista
Edição: Larissa Drabeski


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *