Aulas de campo de Educação Física se destacam pela interatividade no Polo Presidente Dutra

Autor: Daniela Mascarenhos - estagiária de jornalismo

Para aqueles que escolhem o caminho da Educação Física, estar em movimento é essencial! Esse é um dos fatores que torna as aulas de campo tão aguardadas pelos alunos do Polo Presidente Dutra que estão cursando Bacharelado e Licenciatura em Educação Física na Uninter. 

Realizada no dia 04 de fevereiro, a última aula prática teve como tema “Jogos, brincadeiras e lutas” e reuniu os alunos na quadra poliesportiva. Em média, ocorrem quatro aulas de campo por ano, geralmente aos sábados, seguindo o calendário acadêmico, para cada modalidade do curso.  

Além de ser obrigatório que os alunos apresentem relatórios dessas aulas, carimbados pelo professor, para que possam se formar, eles também têm a oportunidade de construir portfólio.  

Segundo o gestor do polo, Edwilson Rodrigues, “essas aulas ajudam a preparar o aluno para o mercado, por exemplo, quando vários grupos vão demonstrar atividades diferentes e o polo não tem os materiais, os próprios alunos se dispõem a improvisar e providenciar os materiais”, diz. 

“Nós vemos alunos que já atuam na área, alguns que são donos de academias, que trabalham na área que gostam e isso torna a aula de campo quase que um evento, porque ocorre essa troca de experiências”, complementa. Edwilson conta que são as aulas de maior interatividade do polo, tendo os alunos 100% nas atividades. 

Para cada modalidade, é utilizado um ambiente específico. Seja em piscinas, quadras de futebol, quadras abertas, etc. “Algumas aulas podem ser adaptadas, por exemplo, as lutas podem ser escolhidas, e são informadas para os alunos para que eles possam ir preparados”, conta. 

O gestor reforça a importância de possibilitar essa autonomia aos alunos, “conheço um professor que desenvolve pesos com garrafas com cimento, tudo pra ensinar [quem não tem acesso] a improvisar. E isso nossos alunos têm aprendido muito bem”. 

Durante as práticas, até mesmo competições saudáveis são incentivadas. Segundo Edwilson, “cada um quer mostrar o melhor desempenho. Como às vezes temos grupos que estão em diferentes fases do curso ou disciplinas, ao final das aulas eles fazem uma demonstração e se empenham para se sair melhor que os demais”. 

Francisco Jhonleno de Sousa, um dos alunos presentes na última aula, diz que, “a aula foi muito produtiva, com uma experiência em vários campos da ginástica e lutas, algumas já conhecidas e outras até então novas para mim, e pude praticar um pouco de cada”. E para Karoene dos Santos, “a aula foi fantástica, deixou um gostinho de quero mais”. 

Edwilson se declara quase um fã das aulas. “Eu acompanho sempre, vou em todas. Levo lanches, tiro fotos, tento estar o mais presente possível”. Além do gosto, ele justifica essa atenção, “no último ano a educação física passou por um processo de aumento de exigências, leis com fiscalização mais rigorosas. E estando ali, o que eu vejo, e com muita satisfação, são esses alunos se tornando excelentes profissionais”, conclui. 

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Daniela Mascarenhos - estagiária de jornalismo
Edição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Arquivo digital – PAP Presidente Dutra


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *