Associação Brasileira de Biomedicina homenageia professores da Uninter

Autor: Leonardo Túlio Rodrigues - Estagiário de Jornalismo

O 17º Congresso Brasileiro de Biomedicina e o 5º Congresso Internacional de Biomedicina irão prestar homenagens a profissionais da área devido aos relevantes trabalhos prestados no âmbito da biomedicina e o incentivo à categoria. Entre os selecionados estão o coordenador do curso de Biomedicina da Uninter, Benisio Ferreira da Silva Filho, e a tutora do curso, Larissa Barbosa de Paula. Os eventos ocorrerão entre 15 e 18 de junho, em Goiânia (GO).

De acordo com a Associação Brasileira de Biomedicina, “os eventos são voltados para a comunidade acadêmica e científica, além de profissionais e empresas que tenham suas atividades interligadas”. O tema “Inovação e Ética Transformando Vidas” será abordado em toda a programação dos congressos, promovendo discussões sobre temas atuais e relevantes para a área.

Os homenageados

Benisio Ferreira da Silva Filho iniciou sua trajetória acadêmica no início dos anos 2000, formando-se em Biomedicina pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió (AL) em 2005. A região Nordeste do país é conhecida por ser a segunda maior região de biomedicina do Brasil, atrás somente da região Sudeste.

Após realizar o mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em 2009, Benisio começou a direcionar sua formação para a área de biotecnologia, partindo para o primeiro doutorado, em Química e Biotecnologia. Neste período, passou cerca de um ano na instituição de pesquisa agrícola Rothamsted Research, na Inglaterra, para desenvolver seus trabalhos quanto a sequenciamento genético.

Benisio chegou à Uninter no final de 2019, com o desafio de criar e coordenar o curso semipresencial de Biomedicina, em Curitiba (PR). Ele conta que a ideia de um curso semipresencial assusta qualquer profissional da área da Saúde, mas após conversas com os responsáveis pela área na época – Rodrigo Berté, hoje pró-reitor de Graduação, e Cristiano Caveião, Diretor da Escola de Saúde Única – ele percebeu que poderia desenvolver o curso dos seus sonhos.

“Hoje, nós somos o maior semipresencial da região, tendo a maior matriz disciplinar e respeitando as Diretrizes Curriculares Nacionais do Conselho Federal de Biomedicina. A minha meta é fazer o curso de Biomedicina da Uninter ser o maior e melhor semipresencial do Brasil”, diz.

Foi em Curitiba que decidiu realizar seu segundo doutorado, agora na Universidade Federal do Paraná (UFPR), no departamento de Biologia Celular e Molecular no Laboratório de Toxicologia Celular.

Durante a pandemia, o coordenador promoveu uma forte divulgação do curso de Biomedicina da Uninter. “Comecei a mostrar mais sobre a profissão, de forma pública, através de lives com a presença de biomédicos, pois valorizo muito os profissionais da área e os nossos professores”, conta.

Ele revela que a homenagem foi uma surpresa e não esconde o orgulho por ter seus esforços e de toda a equipe reconhecidos em âmbito nacional. “Eu acredito no modelo implementado e acredito que podemos atingir mais pessoas que, como eu, só precisavam de motivação para ingressar na área de biomedicina.”

Ao lado dele, está Larissa Barbosa de Paula. Aos 36 anos, Larissa é mestre em Biologia Funcional e Molecular com ênfase em Bioquímica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e ocupa o cargo de tutora do curso de Biomedicina da Uninter.

Nascida em Campinas (SP), sonhava em ser médica veterinária durante a adolescência. Porém, mais tarde, se encantou pela Biomedicina e ingressou no curso da Faculdade Integrada Metropolitana de Campinas, no qual se graduou em 2009.

Durante sua carreira, Larissa se apaixonou pela área de biotecnologia e se especializou na área de nanobiotecnologia aplicada a fármacos e cosméticos nos anos seguintes. “Exercendo a Biomedicina ao longo dos últimos 12 anos, aprendi que, nos bastidores da área da saúde, não só pude ajudar famílias a crescerem através do meu trabalho em um laboratório de fertilização in vitro, como também pude contribuir no monitoramento da saúde em laboratórios de análises clínicas”, conta.

Além de ser tutora do curso de Biomedicina, ela também leciona nos cursos de Nutrição, Fisioterapia, Farmácia, EnfermagemEstética e Cosmética e Podologia da Uninter desde 2021.

“Continuo mantendo minha responsabilidade e cumprindo com meu juramento de Biomédica de servir a sociedade e formar novos profissionais de saúde. Acredito que essa homenagem veio como um reconhecimento válido de estar no caminho certo e continuar fazendo o que faço, com o amor e a responsabilidade de sempre”, conclui.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Leonardo Túlio Rodrigues - Estagiário de Jornalismo
Edição: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica
Créditos do Fotógrafo: Acervo pessoal


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *