As manifestações do bullying no ambiente escolar

Autor: Flávio Ducatti - Estagiário de Jornalismo

O bullying é um problema recorrente em vários campos sociais, não somente na escola, mas também no ambiente de trabalho e até mesmo dentro de casa. O ato e a expressão bullying são de origem inglesa e designam os atos de agressões e intimidações contra indivíduos que não são aceitos por um determinado grupo.

Segundo o psicólogo sueco Dan Olweus, a principal manifestação do bullying se dá no ambiente escolar. Existe também o cyberbullying, que se dá na internet através de grupos escolares, seja por WhatsApp ou páginas de Facebook. Ainda assim, a prática permite diferentes visões sobre esse tipo de agressão. “O bullying pode ser entre professores e alunos, não só entre as crianças e adolescentes. Pode ser até do professor com o aluno porque o bullying é específico do ambiente educacional. As outras manifestações a gente chama de violência”, explica o coach e doutorando em Educação Leonardo Simões.

A prática do bullying consiste em violências repetidas por algum período, geralmente manifestado por agressões físicas, psicológicas e verbais em que as vítimas são expostas e ridicularizadas, causando grandes traumas no ser humano. O alvo principal dos agressores são as crianças estigmatizadas, ou seja, pessoas que não se enquadram nos padrões tidos como normais, por questões físicas, raciais e socioeconômicas.

É preciso ficar atento ao comportamento dos jovens, e uma das formas de identificar crianças que sofrem bullying na escola é o desempenho. Quando alunos começam a sofrer ataques, o rendimento e as notas caem. Muitas vezes, os professores são os primeiros a identificar o bullying e investigar se realmente o baixo desempenho é motivado pelo ato.

De acordo com Simões, a criança que sofre o bullying cria uma depressão infantil, causando o desinteresse nos estudos e isolamento. São nesses sinais que os pais têm que ficar atentos.

As consequências desse tipo de agressão podem ser irreparáveis na vítima, causando quadros de depressão, transtornos de ansiedade, síndrome de pânico e alguns outros distúrbios que, se não tratados, podem causar suicídio. Se os traumas sofridos não forem tratados, a vítima guarda esse sofrimento e isso se manifestará em sua vida adulta, dificultando as relações pessoais e a carreira profissional.

“O bullying tem três personagens principais. O primeiro é o agressor. Segundo, a vítima, e, por último, a plateia. Infelizmente nós já ficamos em algumas dessas posições na escola, nós já fomos em algum momento algum desses personagens”, conclui Simões.

A temática Bullying e suas manifestações no contexto escolar foi transmitida em 7 de julho de 2022 no programa Diversos da Pós, da Rádio Uninter. O episódio segue disponível por meio deste link.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Flávio Ducatti - Estagiário de Jornalismo
Edição: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica
Créditos do Fotógrafo: Rodnae Productions/Pexels e reprodução YouTube


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *