As experiências bem-sucedidas de monitoria de carreira

Autor: Barbara Carvalho - Jornalista

O Business Model You (BMY), ou Negócio de Modelo Pessoal, é um método criado pelo educador e empreendedor norte-americano Tim Clark. Ele promove uma reflexão e autoconhecimento da vida pessoal e profissional por meio de ferramentas comprovadas cientificamente e já foi aplicado por pesquisadores e consultorias em mais de 100 países. O modelo despertou interesse da Central de Carreiras da Uninter, e por isso o setor, em parceria com os cursos de Recursos Humanos e Coaching e Desenvolvimento Humano, lançou o Programa de Monitoria do Núcleo de Desenvolvimento de Carreira.

Lançado em 2022 sob os comandos dos professores Fernando Mesadri e Carla Patrícia da Silva, o projeto recebeu mais de 2.340 inscrições para as 20 vagas disponíveis. Dentre os inscritos, Jucilene Mansano Pereira e Daniela Macri foram as primeiras escolhidas para replicar o conhecimento adquirido no treinamento da ferramenta BMY, realizado no final de 2022, para as duas turmas de monitorados. 

“Uma vez que a gente trabalha muito essa questão de carreira, o que podemos fazer de diferente? Fizemos o edital, foram selecionadas as alunas e, quando terminamos em dezembro [de 2022], quase entrando nas férias, para a gente foi um sucesso porque pudemos contar com duas alunas que aceitaram o nosso desafio”, conta o coordenador da Central de Carreiras, Sidney Lara.

Das cidades paulistas de Atibaia e Mogi das Cruzes, Jucilene e Daniela trabalharam no monitoramento de alunos de fevereiro a julho de 2023 e estiveram presentes em Curitiba para conhecer as instalações da Uninter e receber o certificado que alega a competência do uso da ferramenta BMY. Os certificados foram entregues durante a participação no programa Conversa com o Reitor, da Rádio Uninter, transmitido em 11 de agosto de 2023. “Tem que colocar o certificado no currículo Lattes também, pois vai que picou a mosquinha característica de professor, ou de orientador?Precisamos sempre de bons profissionais”, enfatiza o reitor Benhur Gaio. 

“Quando foi ofertado, olhei como uma oportunidade única porque naquele momento eu estava vivendo um período sem felicidade naquilo que eu estava realizando na minha atividade profissional. Quando entrei na capacitação, ela me trouxe um autoconhecimento muito grande, e isso me fez crescer profissionalmente e pessoalmente, foi algo que me despertou muitas coisas. Ali dentro foi uma experiencia maravilhosa porque ali realmente eu encontrei o que mais amo fazer, que é trabalhar com pessoas. Foi muito bom contribuir para os alunos da Uninter e muito bom para mim também”, ressalta Jucilene. 

Somente alunos dos cursos de Coaching e Desenvolvimento Humano e Gestão de Recursos Humanos podem desempenhar o papel de monitores, porém alunos de qualquer curso podem participar das monitorias.  

“Primeiro que a gente se vê parte de uma comunidade muito maior. Quando você vai para uma monitoria online, você abre a sala e vê pessoas de vários lugares do país e de vários cursos diferentes, então é só aprendizado. Tive participantes que se reafirmaram na própria profissão, tivemos outros que se viram iniciando outros projetos, e a gente participou de todo esse processo auxiliando-os através da ferramenta, proporcionando um autoconhecimento e responsabilização de cada um. Isso aconteceu quando a gente fez a capacitação e foi vendo isso se reproduzir nas turmas que conduzimos”, declara Daniela. 

O Programa de Monitoria do Núcleo de Desenvolvimento de Carreira continua, hoje com duas novas alunas de RH e Coaching como monitoras. Jucilene e Daniela também participaram do programa Momento de Carreira, apresentado por Sidney Lara na Rádio Uninter, transmitido em 10 de agosto de 2023. Para assistir ao episódio, clique neste link 

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Barbara Carvalho - Jornalista
Edição: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica
Créditos do Fotógrafo: Evandro Tosin - Jornalista


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *