Artes Visuais da Uninter ganha 5 estrelas

Autor: Julia Siqueira - Estagiária de Jornalismo

Mais um curso de graduação da Uninter atingiu a nota máxima na avaliação do Ministério da Educação (MEC) este ano! Desta vez, a conquista foi do curso de Licenciatura em Artes Visuais na modalidade a distância (EAD), que se tornou o único do país com nota máxima, sob coordenação do professor Marcos Ruiz.

Os professores do curso contam que estavam se preparando para esta avaliação desde o final de 2017, mas só conseguiram reunir toda a documentação necessária neste ano. “Não adianta apenas a gente dizer que faz. A gente tem de provar que faz! E é aí que reside toda a produção das pastas, evidências, e por isso que a coleta de dados vem de longa data, desde 2017”, explica o professor André dos Santos, responsável pela documentação.

A avaliação foi realizada em dois dias, 21 e 22 de outubro, envolvendo todo o colegiado, o Núcleo Docente Estruturante (NDE), a diretoria da Uninter e também alguns alunos, que participaram tanto de forma presencial quanto por meio da internet. Ruiz conta que o primeiro dia foi reservado para reuniões com as avaliadoras. “Elas fazem uma relação entre aquilo que está no documental e o discurso de toda essa equipe, seja aluno, funcionário administrativo da CPA [Comissão Própria de Avaliação] ou de outros setores”, explica o coordenador.

Já o segundo dia foi dedicado ao preenchimento de toda a documentação requerida pelo Ministério da Educação, a partir das reuniões do dia anterior e das evidências apresentadas. “Com base nessas informações e também no material documental, as avaliadoras se organizam para fazer a transposição de todas essas informações para os documentos que o MEC exige. Ao final, encerra-se com uma reunião, junto à diretoria da instituição, com participação do reitor, pró-reitores e diretores, fazendo uma análise geral e encerrando o processo”, conclui.

O conceito 5 foi divulgado no dia 28 de outubro. O curso de Licenciatura em Artes Visuais EAD da Uninter é o único do país, entre mais de 50 graduações nessa categoria, a conquistar a nota máxima na avaliação do MEC. Além da excelente qualidade de ensino, as avaliadoras ainda destacaram a Galeria Virtual como uma grande iniciativa, e o caráter reflexivo do curso.

A avaliação segundo os professores

O Uninter Notícias conversou diretamente com alguns dos professores do corpo docente da graduação em Artes Visuais EAD para saber como foi participar do processo avaliativo do Ministério da Educação. Leia alguns depoimentos.

“O processo de avaliação foi importante no sentido de que ele nos mostrou a lógica do curso, o “todo” do curso. A partir da hora que a gente está envolvido com o indicadores, instrumentos de avaliação, com as atas, com os n documentos que são produzidos para esse dia de avaliação, a gente começa a entender cada etapa”, diz o professor André dos Santos.

“No final das contas, é um processo de avaliação para nós mesmos. Porque, muitas vezes, no trabalho do dia-a-dia, a gente esquece ou deixa de lado várias das coisas que fez. Ele foi importante nesse sentido também! Da gente reconhecer no que a gente produz no dia-a-dia, e que muitas vezes se perde nessa rotina. E aí é um momento de análise importante, né? Em que a gente vê erros e acertos, o que pode melhorar. Então é uma avaliação para os dois lados: é uma avaliação para o MEC e uma avaliação interna, com certeza”, pontua a professora Cristiane Silveira.

“Acho que faz a gente pensar, também, no nosso papel em relação ao lugar das artes visuais como curso. Como é que a gente está ensinando as artes visuais. E eu acho que serve como reflexão! É um grande momento de reflexão, de conhecimento do nosso fazer como profissional, que está formando professores de arte e acho que do próprio estado das artes visuais no âmbito do país inteiro”, destaca a professora Mônica Smyhte.

“Passar por esse processo de avaliação mostrou o tanto de pessoas que estão envolvidas, desde a produção de material didático, até o pessoal que está diretamente lá na ponta, como os orientadores educacionais nos polos. São muitas partes envolvidas e a gente pôde ver que não estamos sós aqui, dentro da Escola Superior de Educação. Tem muita gente amparando o curso e somos uma equipe multidisciplinar imensa”, salienta o professor Fábio Lima.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Julia Siqueira - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Julia Siqueira - Estagiária de Jornalismo


4 thoughts on “Artes Visuais da Uninter ganha 5 estrelas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *