Arcebispo participa de live sobre o papel da igreja durante a pandemia

Autor: Nayara Rosolen - Estagiária de Jornalismo

Na última sexta-feira, 15.05.2020, uma live transmitida pela página do Facebook dos cursos de Humanidades da Uninter reuniu o diácono Márcio Pelinski, o padre Gilberto Bordini e o arcebispo de Curitiba, Dom Peruzzo. Os três ministram disciplinas no curso de Teologia Católica da instituição e o encontro virtual se deu para o debate em torno do tema A Igreja em tempos de coronavírus.

“As diversidades estão se tornando um confronto, a pandemia não é só uma questão sociológica e tampouco só uma problemática pública. Claro que é, mas não só isso. O isolamento leva-me a perceber as minhas impotências, os meus cansaços, as minhas ansiedades afloram. Antes eu não tinha tempo nem para olhar para as minhas grandezas e ainda menos para as minhas fraquezas. Eu não estou nem um pouco satisfeito com a pandemia, mas se eu quiser dar um sentido a essa situação, eu tenho a impressão de que preciso olhar para mim e para quem está ao lado”, ponderou o arcebispo.

Por uma hora, os professores mediaram o bate-papo que contou com a participação de estudantes de todos os polos de educação a distância da Uninter, no Brasil e nos Estados Unidos. A transmissão, que soma mais de três mil visualizações até o momento, foi aberta também para pessoas da comunidade em geral.

Quem assistia à conversa ao vivo pôde interagir pelo chat mandando mensagens e perguntas para Dom Peruzzo, que falou sobre os desafios que a pandemia nos coloca no âmbito das relações humanas, que se modificam em uma nova configuração de interações. Quando questionado sobre os trabalhos realizados pela pastoral de pessoas idosas, o Arcebispo enfatiza a importância dos meios de comunicação online.

“Nós temos que reaprender o pastoreio, até os abraços e afetos foram limitados e nem por isso você deixou de amar os seus. Assim como a ternura da Palavra se tornou letra, a ternura da pastoral se torna comunicação via WhatsApp, as redes sociais, mas especialmente telefones. Procurar todos os meios para comunicar”, disse Dom Peruzzo, que acredita estar havendo um resgate das relações interpessoais, com olhares e saudações, mesmo que de longe.

Diante da impossibilidade de celebrações de forma presencial em todas as Igrejas, afetando também as atividades pastorais desenvolvidas em grupos, os participantes comentaram sobre as missas promovidas de forma online, por meio de transmissões ao vivo. Assim como a catequese dos jovens realizada de casa, com a ajuda dos pais, que voltam a estudar para assim poder ensinar aos filhos.

“O mundo está se tornando mais sedento de verdade e fé humana. Procure multiplicar os grupos por todos os meios eletrônicos e virtuais, grupos de leitura da Palavra, você vai perceber o quanto se tornará maior a presença de Deus na vida dos que participam”, sugeriu Dom Peruzzo.

Imaginando como serão as celebrações no futuro, quando for seguro que as pessoas voltem a frequentar as igrejas, o padre Gilberto Bordini visualiza que “o povo vai estar com a fé mais fortalecida, porque sentiu saudades da comunidade, da reunião comunitária, a Igreja vai crescer e ter esse retorno após a pandemia”.

O arcebispo também comentou sobre sua recente viagem a Roma, em fevereiro deste ano, e o encontro que teve com o Papa Francisco, além de vários outros tópicos relacionados com a temática transmitida. Para conferir o bate-papo completo e outras transmissões, acesse a página de Humanidades da Uninter.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Nayara Rosolen - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


1 thought on “Arcebispo participa de live sobre o papel da igreja durante a pandemia

  1. Gostei e te digo essa pandemia colou o povo na reflexão e questões de valores familar,fé e em relação a zelar pelo planeta Terra (casa mãe) e colocou cada um dos humanos no seu lugar da reflexão para ver que sem Deus não somos nada. Deus é Deus. Tudo passa só Deus não passa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *