Aprenda a lidar com o dinheiro

Autor: Matheus Pferl - Estagiário de Jornalismo

Happy business woman under a money rain made of dollars isolated on black background

Aprender a lidar com as finanças é fundamental para pessoas de qualquer idade, e quanto mais cedo começar esse entendimento, melhor. O dinheiro precisa ser solução, e não um problema, por isso um pouco de conhecimento é fundamental para que você organize suas finanças e melhore sua qualidade de vida.

A última edição do programa GERIR, da Escola Politécnica da Uninter, trouxe dicas sobre o tema “educação financeira”. O evento teve mediação do professor Everton Luiz Vieira e recebeu como convidada a professora Pollyanna Rodrigues Gondin.

Educação financeira

A educação financeira promove uma mudança de comportamento a fim de organizar, valorizar e multiplicar os recursos conquistados durante a vida. É um conhecimento que possibilita o desenvolvimento de uma relação equilibrada com o dinheiro, o que pode ser um grande desafio. O principal objetivo é mudar a mentalidade, buscando o equilíbrio para uma boa gestão dos recursos financeiros. A chave é aprender a usufruir do presente e ao mesmo tempo administrar seus recursos a fim de garantir um futuro confortável e, principalmente, evitar o endividamento!

“Ganhamos uma determinada quantia e dentro disso precisamos suprir nossas necessidades. É a relação entre receitas e despesas, mas como fazer isso de uma forma sustentável e inteligente? A ideia é que dentro dessa quantia eu consiga positivamente fazer frente às minhas necessidades, como por exemplo o aluguel, combustível, lazer, etc”, explica Pollyana.

“Hoje em dia falamos em lazer de uma maneira diferente, não podemos sair mas temos outros gastos, como por exemplo as assinaturas de Netflix e outras plataformas de streaming, ou na hora de pedir uma comida. Então os gastos continuam, e temos que pensar em tudo isso. Como colocar minhas necessidades e vontades dentro do salário que eu tenho, como gastar conscientemente o meu salário, e chegar no fim do mês com um saldo, porque esse é o grande desafio, guardar”.

No Brasil, a ideia de educação financeira é recente, e ainda não foi incorporada na grade de ensino. “É algo que é passado de pai para filho, não é algo que se aprende formalmente na escola, e isso dificulta um pouco para as pessoas entenderem”, afirma Everton.

O Brasil é um país em desenvolvimento, onde não há uma boa distribuição de renda, não suprimos muitas das necessidades da população, temos problemas com educação, saúde e distribuição de renda. Pollyana comenta que o hábito de parcelar e acumular dívidas sem controle é cultural do povo brasileiro. “Vem muito de uma questão cultural que a gente tem. O brasileiro já tem uma fama de não ter uma boa educação financeira, e nós temos algumas particularidades, só aqui que temos o hábito de dividir em muitas parcelas. Lá na Europa, por exemplo, não existe o hábito de parcelar tanto o valor”, conta.

O desafio de economizar

Atualmente estamos enfrentando o aumento da inflação num cenário de recessão econômica, em que o salário está estagnado ou diminuindo, o que resulta em queda expressiva do poder de compra da população. Trata-se de um contexto em que a educação financeira se torna ainda mais crucial.

Com o câmbio desvalorizado, os nossos produtos acabam não ficando no país, pois o lucro é maior com a exportação. Os preços do arroz, da carne, do leite e de produtos básicos tiveram um aumento significativo desde o início da pandemia, e isso impacta diretamente na qualidade de vida da população mais pobre.

A tensão entre economizar para o futuro e aproveitar o presente é um grande dilema. Pollyana diz que não há uma fórmula mágica. “Eu posso gastar, mas desde que eu tenha condições e aquilo não me faça falta. Não tem uma receita, isso vai de cada um. A questão é sempre pensar nas suas reais necessidades e onde você consegue economizar. É importante planejar o futuro e se organizar em cima disso, começando a economizar no que for possível”, afirma.

Uma dica importante é anotar os gastos para ter um controle sobre sua vida financeira, e em cima disso tentar reduzir despesas: “A gente não consegue poupar se não tiver uma descrição do que está gastando, é importante ter esse controle, para em cima disso analisar o que é possível diminuir. De pouco em pouco a gente começa a economizar. É importante também não deixar o dinheiro na poupança, deixar o dinheiro parado lá é perder dinheiro”, diz Pollyana.

Investimentos

Não é preciso muito dinheiro para começar a investir. Ao mesmo tempo, é importante entender que esse investimento deve ser com um dinheiro que não seja necessário a curto prazo: “Às vezes você investe em uma ação de uma empresa, e aí a ação desvaloriza em um determinado momento, e você tem que ter condições de deixar até que haja uma valorização que compense. O melhor momento para investir é na desvalorização, pois quando houver uma alta você vai lucrar. É importante também pensar no seu perfil, se é mais conservador ou não. Analisando o perfil você pode buscar o melhor investimento”, comenta Pollyana.

“Investir em ações, fundos imobiliários, tesouro direto e outros, é uma questão de aprender. Antigamente não tínhamos tanto acesso à informação como temos hoje pela internet, você pode acessar o YouTube e aprender muito sobre investimentos. O acesso à informação é um facilitador para que a educação financeira esteja em nossas vidas”, afirma Everton.

É importante ter em mente que nem sempre o que é bom para uma pessoa, é bom para outra. Cada um tem uma situação particular. “Estude, procure saber de fato como funciona o mercado, analise daqui quanto tempo você pode resgatar o dinheiro, e se existem algumas garantias. Em renda fixa você já tem essas informações, de quando eu posso resgatar meu dinheiro, quanto vai render, mas na renda variável não. Então estudem, vamos sair da zona de conforto e quem tem interesse, faça esse planejamento”, ressalta Pollyana.

O público que acompanhava a live pediu uma dica de investimento, e Pollyana respondeu: “Se você quer começar a investir, eu indico renda fixa, mas tente diversificar sua carteira. A principal dica é não ir na poupança, se um tempo atrás ela já não era lucrativa, hoje em dia você está perdendo dinheiro. Procure algo em renda fixa, em tesouro direto, vale mais a pena do que deixar na poupança. E para finalizar, busquem o conhecimento, esse é o melhor investimento”, conclui Pollyana.

O evento ocorreu na última segunda-feira, 14.junho.2021, e você pode conferir a gravação completa na página oficial da Escola Politécnica da Uninter no Facebook.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Matheus Pferl - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Diana Grytsku/Freepik


1 thought on “Aprenda a lidar com o dinheiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *