Aprenda a desenvolver a sua liderança

Autor: Matheus Pferl - Estagiário de Jornalismo

Chefia e liderança são expressões que aparentemente são sinônimos, mas que na prática possuem significados muito diferentes. Chefia tem a ver com uma posição de hierarquia, ao passo que liderança implica seguir alguém por opção ou com deliberada intenção, motivada muito mais pela confiança do que pela obrigação. Mas, como ser um líder?

O primeiro passo é querer ser um. É preciso se conhecer, saber se suas atitudes impactam os outros, se é possível entender os outros e como gerenciar isso. Também é fundamental olhar para a inteligência emocional. Maria Elisa Mueller, engenheira mecatrônica com mestrado na área de finanças e pós-graduação na área de gestão de mudanças, recorda de quando recebeu uma dica valiosa de um chefe.

“Tive um chefe que me deu as melhores dicas para seguir, sobre liderança. Ele falou para sempre parar e pensar como as pessoas vão se sentir após uma conversa, pois as palavras de um líder causam um grande impacto. Essa pra mim foi uma regra dourada”, afirma. Mas, assim como as boas experiências, ela já viveu situações em que perdeu a vontade de trabalhar na empresa por causa da falta de educação do chefe.

“Se você, como chefe, tem um comportamento agressivo, você faz com que seus subordinados não se desenvolvam, e se não há desenvolvimento, o resultado do seu trabalho também não será bom. Quando as pessoas conseguem se expressar e conseguem dar mais de si no trabalho, elas ficam mais motivadas e o resultado sai melhor, todo mundo sai ganhando. Nem bicho você trata na agressividade. O ‘chicotear’ é ultrapassado e não funciona”, ressalta.

Quanto entendemos o porquê das coisas e por que estamos fazendo, tudo passa a fazer mais sentido e nós fazemos sem ninguém ter de mandar, fazemos de boa vontade. E as pessoas, a partir do momento que entendem as coisas, se sentem satisfeitas.

Maria menciona um livro chamado Lessons from leaders, uma coletânea de dicas que líderes conhecidos e renomados. “A lição de todos eles se resume a três coisas: você deve pensar, sentir e agir. Cada atitude você deve pensar com quem você está lidando e o que você gostaria que acontecesse. As pessoas são diferentes e produzem resultados diferentes. Tome ações com propósito”, diz.

“Além disso, é preciso sentir. Você deve genuinamente se importar com seus liderados. Você tem que criar um ambiente onde as pessoas se sintam bem, um ambiente digno em que elas tenham vontade de trabalhar. E, por fim, agir. Estar sempre antenado, atuar dentro do ambiente de mudança, ser mais tolerante com o incerto, para que possa abranger outras visões e, assim ajudar as pessoas no seu dia a dia”, complementa.

Uma maneira de buscar a evolução e se tornar um melhor líder são os feedbacks, que é escutar aqueles que estão por perto. Além disso, devemos pensar e refletir, por mais que não concordemos com algo, e ter a humildade de entender por que as pessoas o veem de maneira diferente.

Maria comenta que o exercício de parafrasear pode trabalhar bem o exercício de escutar o outro. “Normalmente a gente não escuta, nós interpretamos o que o outro falou e guardamos aquela interpretação, o que às vezes pode ser totalmente diferente do que a pessoas queria dizer”, relata Maria.

“O óbvio é óbvio para você, mas provavelmente para todo o resto do mundo não. Então entenda os outros, garanta que você entendeu o próximo e veja se a pessoa entendeu você também”, pontua Maria.

Qual o seu propósito?

É importante encontrar o nosso propósito, o que nos move, por que acordamos de manhã, o que nos faz estar onde estamos e quais são os nossos valores. E devemos nos perguntar: estou vivendo de acordo com o meus valores? Se não, devemos pensar no porquê e o que devemos fazer. Todo líder tem de trabalhar isso. “Se você não sabe para onde quer ir, qualquer caminho serve”, diz o professor Everton Luiz Vieira.

Felicidade no trabalho

Pessoas felizes trabalham melhor. A felicidade tem um impacto direto no rendimento de qualquer pessoa. “Isso tudo é baseado na psicologia positiva, onde você olha e capitaliza suas fortalezas. Já foi provado através de vários estudos da neurociência que quando a pessoa está feliz ela irriga mais partes do cérebro, o que significa que você está pensando melhor, que você está oxigenando melhor o seu cérebro, e está tendo melhores ideias. Com isso, o resultado sai melhor”, explica Maria.

Everton destaca que a humildade é muito importante quando se fala em liderança e Maria acrescenta: “O líder não vai ter todas as respostas, mas ele vai olhar para você e dizer: ‘vamos descobrir juntos?’ Ninguém sabe a resposta de tudo”, salienta.

Por fim, Maria deixou uma palavra final: “Trabalhe sua inteligência emocional, trabalhe o seu autoconhecimento, trabalhe o conhecimento dos outros e o impacto que você tem nos outros. Os líderes de sucesso têm uma grande inteligência emocional, então trabalhe a sua”, conclui.

Maria Elisa Mueller deu dicas de liderança durante live do Programa GERIR, da Escola Politécnica da Uninter, com mediação do professor Everton Luiz Vieira. Você pode conferir o programa completo clicando aqui.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Matheus Pferl - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Rodnae Productions/Pexels


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *