Programa da Rádio Uninter destaca diversidade nas regiões do Brasil

Autor: Gustavo Henrique Leal - estagiário de jornalismo

A Uninter atualmente conta com mais de 700 polos espalhados por todo o país, além de 12 unidades em outros quatro países. Buscando conhecer e entender melhor a cultura de cada um desses lugares, as professoras Maria José Strogenski e Deyse Mendes, da Escola Politécnica, criaram o programa “Aos Polos do Norte ao Sul” na grade da Rádio Uninter.

O formato do programa foi pensando conjuntamente pelas duas professoras, buscando promover conversas extrovertidas e humanizadas com  os responsáveis pelos polos espalhados pelo Brasil, a fim de conhecer as regionalidades, histórias e modo de funcionamento de cada local.

‘’Essas pessoas do dia a dia desses polos são heróis, por tudo que fazem pelos alunos e pela Uninter’’, comenta a professora Maria Strongeski após entrevistar e conhecer profissionais de diversas regiões do país.  “O que me chama mais a atenção é como os polos acolhem os alunos, sendo uma comunidade e não só uma faculdade’’, complementa a professora Dayse Mendes.

O programa foi lançado em agosto de 2021 e agora retornou com tudo neste ano, com programação quinzenal pelo canal da Rádio Uninter no YouTube. A primeira edição de 2022 foi ao ar no dia 16 de março, contemplando o superpolo de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.  Outros seis polos já participaram do programa: Altamira (PA), Cascavel (PR), Porto Velho (RO), Meier/Rio Janeiro (RJ), Santa Cruz do Sul (RS) e Caxias (MA).

Por enquanto, o programa está focado nos polos espalhados pelo Brasil, mas as idealizadoras já almejam a abrangência internacional e pensam em abordar futuramente também os polos do exterior. O intuito das professoras é que esse contato fortaleça uma rede colaborativa entre os polos, para que as regiões possam colaborar entre si, para crescer e buscar melhorias em conjunto.

O objetivo do programa é ver, conversar e conhecer cada Uninter espalhada pelo Brasil. Se o seu polo ainda não apareceu, entre em contato com as professoras, pelos e-mails [email protected] ou [email protected]. Aproveite a oportunidade para apresentar seu local de trabalho e estudo!

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Gustavo Henrique Leal - estagiário de jornalismo
Edição: Larissa Drabeski


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *