Aos 28, Eduardo saiu da EJA direto para o curso de Engenharia Civil

Autor: Vitor Diniz - Estagiário de Jornalismo

Segundo os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, em 2019, 62,2% dos alunos matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA) tinham menos de 30 anos de idade. Nesta faixa etária, 57,1% dos estudantes é do sexo masculino. Nesse perfil também estava o produtor agropecuário Eduardo Muriano Marques.

Filho primogênito do seu João da dona Irene, Eduardo interrompeu os estudos e começou a trabalhar ainda criança. Precisava complementar a renda dos pais que enfrentavam dificuldades para sustentar sete filhos.

Hoje, aos 28 anos, o jovem está determinado a se tornar policial militar e engenheiro civil. Para transformar em realidade o sonho do curso superior, em 2017 o produtor agropecuário ingressou na EJA, em uma instituição de ensino no município de Nova Esperança (PR), onde ele reside com a esposa.

Em 2020, pediu a transferência dos estudos e fez sua matrícula na Uninter, no polo de Maringá (PR), onde no mês de agosto concluiu o ensino médio, e no mês de setembro deu início ao curso de Engenharia Civil.

Além da força de vontade e da persistência, o estudante contou com um apoio fundamental para ingressar no ensino superior: “Sem os colaboradores da Uninter eu não teria tido êxito. Devo muito a eles, e para mim estar cursando Engenharia Civil é a melhor coisa do mundo, conhecimento nunca é demais. Agradeço a Uninter, e aconselho as pessoas a fazerem o curso superior nessa instituição”, diz Eduardo.

O ensino a distância foi um fator determinante para sua escolha pela flexibilidade dos horários, o que permitiu ao estudante dedicar-se aos estudos sem deixar de lado o trabalho que lhe garante uma fonte de renda.

Além disso, ele está prestando o concurso para a Polícia Militar, mais um sonho que está se concretizando. Em algumas edições passadas do concurso, Marques participou mesmo sem ter o Ensino Médio completo. Ele afirma que ter realizado essas provas anteriores fez com que ele obtivesse mais experiência para posteriormente ter mais chances de ser aprovado.

“Sempre tive o sonho de ser Policial Militar, mais uma vez estou prestando o concurso. Se eu não concluísse o ensino médio, poderia dar adeus a essa oportunidade. Graças a Deus, e ao meu esforço e determinação, estou alcançando mais um objetivo”, relata.

Educação de jovens e adultos existe na Uninter desde 2011

O Centro Integrado de Educação Básica para Jovens e Adultos Uninter existe desde agosto de 2011. A modalidade foi criada para atender àqueles que não tiveram oportunidade de estudar, ou que interromperam os estudos. Os alunos que concluíram, ou que ainda fazem o EJA Uninter, podem prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), uma das portas de entrada para o ensino superior. Mesmo estudando a distância, os alunos da EJA Uninter são avaliados por meio de atividades, trabalhos online e provas aplicadas no polo de apoio presencial.

Aquele que deseja ingressar no ensino médio através da EJA na Uninter precisa ser maior de 18 anos e ter concluído o ensino fundamental. Para obter mais informações sobre a matrícula, clique aqui.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Vitor Diniz - Estagiário de Jornalismo
Edição: Marui König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


2 thoughts on “Aos 28, Eduardo saiu da EJA direto para o curso de Engenharia Civil

  1. Eu tambem sai da EJA aos 57 anos, direto para a Uninter.
    Cursei Gestao Publica com grande apoio dessa instituiçao que eu amo e indico
    a todos que tenho a oportunidade de saber que estao iniciando um curso.
    Obrigada a todos os gestores <professores e especialmente a Francesca Bortoni, coordenadora do
    Polo Sao Lourenço, MG., que me deu todo apoio e incentivo e claro, minha famili , em especial, minhas netinhas.
    Obrigada mesmo….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *