FILOSOFIA

Amy Allen no palco do ENFOC 2018

Amy Allen parece nome de artista, certo? De fato, trata-se do nome de uma atriz de cinema estadunidense. Mas este é também o nome de uma filósofa de grande importância para o pensamento contemporâneo, autora de The Power of feminist theory: domination, resistance, solidarity (1999) – obra que se tornou referência para os estudos de gênero na contemporaneidade.

E foi a partir desse trabalho que Sandra Lia Leda Bazzo Barwinski, aluna do curso de Mestrado Acadêmico em Direito da Uninter, apresentou o artigo “Poder, Dominação, Resistência e Solidariedade na Perspectiva de Amy Allen” no último ENFOC (Encontro de Pesquisa Científica), realizado em novembro passado em Curitiba (PR).

Sandra traz à tona o debate sobre a condição social da mulher a partir de uma contextualização histórica. Sua pesquisa teve como objetivo compreender as diversas formas de dominação que as mulheres enfrentam na vida em sociedade, principalmente em relação aos temas relacionamento, poder, machismo e violência física.

As formas de exercício do poder masculino “estruturam a organização das instituições políticas e jurídicas, especialmente no que diz respeito ao direito das mulheres ao acesso à Justiça”, diz a aluna.

Com a pesquisa, Sandra encontrou na obra de Amy Allen um aparato teórico para  analisar a violência contra a mulher, e uma forma de empregar o feminismo como uma ferramenta para discutir a desigualdade de gêneros pelo viés político.

Para finalizar, a aluna disse que o ENFOC proporcionou uma valiosa troca de informações e conhecimentos. “Efetivamente promoveu a divulgação de trabalhos e projetos de pesquisa acadêmicos, além de proporcionar a aproximação de docentes e discentes de diversos cursos e áreas de conhecimento”, finaliza.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Maicon Sutil - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König / Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *