Alunos do UNINTER assistem à palestra sobre Arthur C. Danto

A professora Adriana Tulio Baggio, do curso de Comunicação Social do Centro Universitário UNINTER, realizou no dia 15 de outubro uma atividade diferente com seus alunos. Na data da comemoração do Dia do Professor, convidou os alunos a participarem da palestra O Mundo e os Mundos da Arte de Arthur C. Danto: Uma Teoria Filosófica em Dois Tempos, na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Cristiane Silveira, mestre em filosofia, foi a palestrante e o trabalho apresentado no evento era uma parte da sua pesquisa do mestrado.

Professora da disciplina de Semiótica – ciência que estuda os fenômenos sociais como processos de significações –, Adriana Baggio explica que graças ao evento foi possível comparar a nossa forma de abordagem da arte com a abordagem da filosofia, que trabalha conceitos diferentes. “Além disso, vimos que, para chegar à definição de arte, Danto se baseia em alguns conceitos da linguística, que é a base da semiótica discursiva. Independente disso, a palestra foi importante porque arte e filosofia são áreas do conhecimento fundamentais para a formação de profissionais e pesquisadores de Comunicação”, finaliza.

A oportunidade de participar da palestra foi importante, comenta Jenifer Chiquetto, aluna do curso de Publicidade, Propaganda e Marketing do Centro Universitário UNINTER. “O evento acrescentou o conhecimento de outras áreas da Semiótica, à perspectiva que possuímos em sala de aula […]. E analisar a arte em células separadas da filosofia se torna um princípio de estudo que resulta em outro olhar sobre o conteúdo, ou seja, o estudo da Semiótica”, conclui.

 

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *