INTERAÇÃO

Alunos têm papo franco com a diretora da Escola de Educação

Você já pensou em tomar um café com a diretora do seu curso de graduação? Pois o curso de Pedagogia da Uninter já realizou neste ano duas edições do “Café com a Diretora”, nos dias 28 de março e 25 de abril, no campus Divina Providência, em Curitiba (PR).

O evento, que está no segundo ano, contará com mais 20 encontros ao longo de 2019 – 16 estão programados para o campus Divina e quatro serão sediados no polo da Cidade Industrial de Curitiba (CIC).

Em 2018, seu primeiro ano de encontros, o “Café com a Diretora” era aberto apenas para os alunos da modalidade presencial, mas neste ano passou a incluir os estudantes do semipresencial. Além disso, a diretora da Escola Superior de Educação, Dinamara Machado, está preparando um novo formato de encontro, junto com sua equipe, para os alunos da educação a distância, que será lançado em breve.

A primeira conversa do ano teve como principal objetivo criar um canal de comunicação informal. “Ao mesmo tempo que é um café, também é uma forma descontraída de conversar com eles”, diz Dinamara.

Já no segundo encontro, a dinâmica foi um pouco diferente do que o de costume, pois os assuntos foram propostos pelos próprios alunos. Eles abordaram temas relacionados a problemas no dia a dia acadêmico, como questões de relacionamento, estruturais, técnicos etc.

Entre um pão de queijo e um gole de café, os alunos se sentiram mais à vontade para falar sobre quais eram suas maiores dificuldades dentro do curso. A partir de cada tema levantado por eles, Dinamara propunha uma forma de resolução ou oferecia dicas simples e úteis para ajudar os futuros professores.

Os alunos gostaram muito dessa oportunidade de interação, que serviu para sanar problemas pontuais que ocorrem durante o ano letivo de uma forma mais leve e amigável. Felipe Ferreira Alves, aluno do último ano do curso, aprovou a iniciativa. “É a possibilidade, em linhas gerais, de provar do ‘berço’ para nós, graduandos da Pedagogia, a gestão democrática e tornar nosso espaço além de vivido por todos, construído por todos também”, diz ele.

Eventos como esse ressaltam a necessidade de se ouvir os alunos e entender quais são as barreiras que precisam ser superadas para que eles possam ter acesso a todas as ferramentas necessárias para um bom estudo, uma ótima preparação e, consequentemente, ótimos resultados. A próxima edição do evento “Café com a Diretora” acontecerá no dia 16 de maio, no Campus Divina, em dois horários: às 10h e às 20h30.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Maicon Sutil - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König / Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Maicon Sutil - Estagiário de Jornalismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *