Alunos descobrem no ensino a distância a solução para a rotina atribulada

Os avanços das tecnologias digitais possibilitam a comunicação cada vez mais rápida.  Neste mesmo passo, caminha a educação. O que antes necessitava de uma sala de aula e deslocamento, hoje precisa de banda larga e de um computador.

Cleber Maschio, aluno de Engenharia Elétrica no polo da UNINTER em Passo Fundo (RS), é um dos que escolheram modalidade de ensino superior a distância. “Trabalhando e com filho para cuidar, eu posso fazer os meus horários e não preciso desistir de uma formação”, comenta.

A efetividade e a qualidade do ensino a distância preocupavam Suzimári Oliveira que também decidiu fazer Engenharia Elétrica, mas no polo de Tubarão (SC). “Tive receio de fazer uma engenharia a distância, pois parece ser um curso muito difícil e não sabia se as aulas práticas seriam realmente preparatórias para o mercado”, explica a aluna.

Apesar de muitos alunos ainda acreditarem que, em casos de cursos que exigem atividades práticas, como as Engenharias, o ensino presencial seja mais completo, as plataformas de ensino mostram o contrário. “Existem laboratórios virtuais, disponibilizados no sistema de ensino a distância, que simulam uma situação real de qualquer prática, expondo o aluno a experimentos que dificilmente ele conseguiria desenvolver, mesmo em uma modalidade presencial. É muito mais prático para o aluno, que terá um laboratório particular dentro de casa, e para a instituição que não precisa investir em instalações que muitas vezes ficam obsoletas e não atendem a todos”, explica Douglas Agostinho, coordenador do curso de Engenharia de Produção da UNINTER.

As facilidades do Ensino a Distância:

A palavra chave aqui é tempo. Com o desenvolvimento de plataformas interativas, os alunos podem acessar as aulas, além dos materiais de apoio e até chats para se conectar com outros graduandos, professores e tutores. Vale destacar que o conteúdo fica disponível a qualquer hora e em qualquer lugar, bastando uma conexão com a internet e o acesso à plataforma.

Segundo o professor, a grande dificuldade que mantém os mitos do ensino a distância na cabeça dos alunos é a questão da responsabilidade. “O aluno que estuda na modalidade a distância precisa ser autodidata, ele precisa buscar seu próprio aprimoramento. Logicamente, a instituição precisa dar o suporte para que o aluno consiga esse conhecimento, seja prático ou teórico. Esse é caso dos kits de engenharia que os nossos graduandos receberam. Com eles, o futuro engenheiro elétrico ou da computação tem um laboratório dentro de casa”, explica.

Logo, é possível que os alunos consigam gerenciar o horário de estudo como quiserem. “Eu não teria tempo de ir todo dia fazer o curso, mas na modalidade a distância, eu posso estudar em casa. Moro longe de Passo Fundo e economizo com as viagens estudando online”, ressalta Reinaldo Fiorio, estudante de Engenharia Elétrica do polo da UNINTER em Passo Fundo (RS).

 

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *