Alunos e colaboradores de polos são destaques em programa do reitor

Autor: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica

O programa Conversa com o Reitor, da Rádio Uninter, realizou um encontro especial em 7 de outubro de 2022. Alunos e colaboradores dos polos de Barracão (PR) e de Chapecó e São José do Cedro (ambos do oeste de Santa Catarina) participaram da transmissão no auditório do campus Garcez da Uninter, em Curitiba (PR). Do palco e da plateia, os visitantes puderam apresentar suas histórias e dialogar com o reitor Benhur Gaio, com os espectadores e com os demais presentes no local a respeito do impacto da instituição em suas vidas.

O reitor e o pró-reitor de pós-graduação da Uninter, Nelson Castanheira, receberam no palco a gestora dos polos convidados, Andréia Perin, e a egressa de Pedagogia e ex-coordenadora do polo de São José do Cedro Debora Schein.

Colaboradora da Uninter há 17 anos, antes mesmo da fusão das antigas Faculdade Internacional de Curitiba (Facinter) e Faculdade de Tecnologia de Curitiba (Fatec), Andréia compartilhou com o público a evolução da educação no Brasil acompanhada das inovações tecnológicas do centro universitário.

“Em São José do Cedro, temos 14 mil habitantes, e desde 2005 somos referência na formação de profissionais. É um orgulho muito grande de saber que a gente faz com que as pessoas do município tenham uma condição de estudar. Nossa instituição é extremamente inclusiva, porque faz com que todos tenham essa condição, e as pessoas têm ensino superior na Uninter em São José do Cedro e em Barracão”, afirma a gestora. “Todas as semanas as empresas da cidade nos falam: ‘Andréia, tem algum currículo pra me encaminhar? Preciso contratar alguém, você consegue me passar?’. Às vezes a gente não consegue porque todos os nossos acadêmicos estão empregados.”

Um desses casos de sucesso que a qualidade educacional da Uninter formou com excelência para a profissão é a história de Debora. Aluna com a maior média de aprovação em seu curso na turma, ela recebeu uma bolsa de pós-graduação gratuita do centro universitário em reconhecimento ao desempenho. Os anos seguintes à conclusão do curso a levaram para o cargo de coordenadora de polo, a convite de Andréia, e à efetivação como professora concursada do município.

“[É necessário] Você saber aproveitar as oportunidades que tem, indiferentemente se o seu curso é EAD [educação a distância] ou presencial. Você tem que aproveitar os recursos que lhe são ofertados e dar o seu melhor, fazer o seu máximo, na condição que tem”, ressalta.

Primeira instituição de ensino com nota máxima em educação a distância reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), a Uninter é o resultado de 26 anos de foco na educação com qualidade. A construção de uma instituição com meio milhão de alunos formados, 480 mil estudante ativos, mais de 700 polos no Brasil e 13 internacionais vem de um longo caminho. Hoje, a média de cursos do centro universitário avaliados com nota máxima pelo MEC é de 66%, superior à média nacional de 26%, incluindo instituições de ensino públicas e privadas.

“É interessante nesse perfil de egressos usarem a Uninter como referência. Essa caminhada é longa. A gente não era assim […] no começo da educação a distância, e hoje somos referência a nível nacional em termos de qualidade”, salienta o reitor.

Entre as ofertas de qualificação, como graduações, cursos tecnológicos e técnicos, as pós-graduações nas modalidades lato e stricto sensu são destaques na instituição. “Hoje, a pós-graduação está atendendo 33 diferentes áreas, como educação, engenharia teologia, agronomia e outras. Nessas 33 áreas, teremos, a partir do dia 23 de janeiro, 400 cursos de pós-graduação”, antecipa Castanheira.

Professores, alunos e colaboradores prestigiaram presencialmente a edição especial. A transmissão completa pode ser conferida neste link.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica
Créditos do Fotógrafo: Evandro Tosin - Jornalista


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *