Alunos de Educação Física participam do projeto Verão Maior

Autor: Kethlyn Saibert - Estagiária de Jornalismo

O projeto Verão Maior é uma iniciativa do governo do estado do Paraná que tem como objetivo aprimorar a infraestrutura do litoral paranaense em temporadas de verão, criando ações que garantem aos veranistas segurança, saúde e entretenimento. Para o verão 2020/2021 a Secretaria Estadual de Esporte e Lazer lançou um edital voltado a estudantes do curso de Educação Física interessados em atuar no projeto.

Durante a capacitação, foram selecionados 120 acadêmicos – de instituições públicas e privadas – de todo o Paraná. Dentre os selecionados, 5 alunos são do curso de Bacharelado em Educação Física da Uninter. Os estudantes contemplados foram: Adriana Santana da Silva Zamarilli, Caroline Pereira de Lara, Heloisa Occhi Detoni, Weslley Franco da Silva e Fábio Vinício Zanin Ottobelli. Eles ganharam uma imersão de 5 dias na Praia de Leste, participando de treinamentos, palestras, oficinas, vivências e outras atividades ligadas à recreação e ao lazer.

O treinamento também contou com a presença do professor Marcos Ruiz da Silva, coordenador do curso do Bacharelado em Educação Física da Uninter, que ministrou a oficina “Jogos Recreativos para Grandes Grupos”. Segundo Marcos, o projeto Verão Maior coloca o acadêmico em contato com situações diversas que exigem muita dedicação e possibilitam a troca de experiências.

Dentre os participantes da capacitação, 60 foram aprovados para trabalhar no projeto, sendo 4 estudantes da Uninter. Eles ficarão em diferentes pontos do litoral do dia 26 de dezembro a 31 de janeiro, auxiliando turistas e a comunidade local com atividades esportivas e de lazer, aulas de ginástica, dança, caminhada, torneios e eventos para todas as idades.

A estudante Heloisa Occhi Detoni, do polo de Dois Vizinhos (PR), afirma que o período de capacitação já contribuiu muito com seu crescimento profissional. Ela está empolgada para atuar no projeto: “É uma oportunidade única na carreira e na vida, ainda mais em um ano atípico como o que estamos vivendo, espero realizar um bom trabalho e contribuir para um ótimo verão aos veranistas”, destaca Heloisa. Ela ressalta que os participantes irão redobrar a conscientização sobre as medidas de prevenção da Covid-19 e outras doenças que ganham força no verão, como a dengue e a febre amarela.

A estudante Caroline Pereira de Lara, do polo de Guaratuba (PR), destaca que está muito feliz “em ter sido selecionada em meio a 120 acadêmicos de diferentes cidades e universidades com notas excelentes”.

Weslley Franco da Silva, do polo Uberaba/Edusol, de Curitiba (PR), irá participar do projeto pela segunda vez, o aluno já participou da edição de 2019. Segundo ele, a experiência será diferente dada a situação de pandemia: “Vai ser um momento em que vamos poder nos enriquecer de conhecimentos, conhecendo diferentes metodologias de trabalho e diferentes abordagens. A nossa atuação será a de intervenção e informações preventivas aos veranistas que estiverem no calçadão e na areia, sobre como agir durante esse cenário”, destaca o estudante.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Kethlyn Saibert - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *