Alunos da Uninter vencem o prêmio Transformation Day Renault

Autor: Gabriel Smaniotto - estagiário de jornalismo

A inovação para proporcionar conforto aos usuários é uma busca constante pelas montadoras automotivas. E a Renault teve uma contribuição de estudantes da Uninter na busca por novas soluções. Um grupo de estudantes do Centro Universitário foi o vencedor o prêmio “Transformation Day”, da Renault, na categoria Supply Chain (cadeia de suprimentos). A premiação consiste em um desafio proposto pela Renault do Brasil a estudantes de 12 instituições públicas e privadas do Paraná com o objetivo de confeccionar ou adaptar itens para os carros da montadora que proporcionassem mais conforto aos usuários.

Participaram alunos dos cursos de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação, Logística, Engenharia de software, Tecnologia em Desenvolvimento Mobile, Mecatrônica Automotiva da Uninter.

A competição teve início com o sorteio dos temas, para que as universidades disputassem seis desafios em diferentes áreas. Os alunos do centro universitário ficaram responsáveis pela produção do projeto voltado para a área de suprimentos, em disputa contra a Universidade Positivo.

O sorteio do tema aconteceu no mês de setembro, e a partir daí, os alunos tiveram dois meses para a produção do projeto e criação da apresentação. Durante quase três meses, os alunos tiveram mentoria com Paulo Teixeira e Margarete Canha, profissionais da Renault, que os auxiliavam sobre as exigências da competição. “Nos informavam as necessidades da empresa e passavam informações para construção do que apresentaríamos sobre o tema proposto”, explicou Nelson Tadeu Galvão Oliveira, coordenador dos cursos de Tecnologia em gestão da Produção Industrial, Gestão da Qualidade e Mecatrônica Automotiva.

Os estudantes também realizavam frequentes encontros com os professores para receber orientações e traçar estratégias de apresentação do projeto. Lucas José Pereira, aluno de Engenharia de Software da Uninter, exaltou a importância da relação com os professores na realização do projeto. “Os professores foram mentores dedicados, oferecendo orientação técnica e encorajando nossa criatividade. Esse apoio foi fundamental para transformar nossa visão em realidade.”

O resultado foi positivo, com o primeiro lugar com o projeto “Supply Chain”, além de um terceiro lugar geral na competição, atrás apenas da UTFPR e da FAE.

“O resultado final comprova que a Uninter tem uma qualidade de educação entre as melhores do mercado, e que os seus alunos tem um qualitativo que os permite competirem em ótimas condições em qualquer mercado profissional”, opinou Nelson. Ele também destacou a qualidade no ensino EaD da instituição:

“Todos os alunos participantes da Uninter foram da graduação EaD. Muitas universidades que ficaram com piores resultados que a Uninter tinham alunos da modalidade presencial e de cursos de pós-graduação”, reforçou.

Projetos como esse reconhecem a capacidade dos alunos e motivam a continuar a busca pelos sonhos. “Ter participado desse projeto nos proporcionou experiências práticas valiosas, expandindo nosso conhecimento técnico e habilidades interpessoais. Essa conquista certamente abrirá portas e contribuirá significativamente para o nosso desenvolvimento profissional”, finalizou Lucas.

Supply Chain, o que é?

O termo que vem do inglês, significa “cadeia de suprimentos”. Está ligado aos processos e caminhos pelos quais passam um determinado produto, desde a retirada da matéria-prima, até a entrega ao consumidor final. Envolvem as atividades de comprados insumos, transporte, armazenamento, embalagens, gerenciamento interno, venda e distribuição aos clientes. Juntos a esses procedimentos, estão também envolvidas a infraestrutura física e de processos necessários que dão suporte às operações.

Em meio a esses processos, pode-se incluir outras atividades, como a criação de novos produtos, atendimento ao consumidor, controle financeiro e marketing. A Interação está ligada diretamente entre empresas e profissionais, para que se permita a movimentação de produtos e insumos.

Os benefícios do Supply Chain para as empresas são muitos e trazem reflexos positivos, pois é por ele que a empresa vai controlar o fluxo dos seus produtos. Alguns dos principais benefícios relacionados a boa gestão, são:

  • Aprimoramento dos serviços: O bom gerenciamento garante às empresas que os produtos estarão disponíveis e entregues no prazo estipulado, dessa forma não haverá falta ou excesso de produtos por problemas na gestão de estoque.
  • Redução de custos operacionais: Quando bem gerido, existe uma redução nos custos relacionados a ocupação desnecessária e perda de produtos nos armazéns.
  • Aumento da receita: A empresa consegue obter lucros com os itens citados acima, além disso, uma gestão eficaz busca parcerias com novos fornecedores que ofereçam preço, qualidade e garanta nos produtos e atendimentos.
Incorporar HTML não disponível.
Autor: Gabriel Smaniotto - estagiário de jornalismo
Edição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Igor Horbach e Evandro Tosin


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *