7ª temporada Hacker Rangers reforça segurança cibernética de colaboradores

Autor: Evandro Tosin – Jornalista

A sétima temporada do Hacker Rangers chegou ao fim com muito aprendizado. Cada vez mais, a cultura de segurança cibernética e as boas práticas de compliance fazem parte da rotina dos colaboradores da Uninter. Para que o programa de integridade tenha eficácia dentro da organização é necessário o envolvimento de todos os colaboradores. O programa tem como objetivo capacitar e incentivar a conscientização sobre os riscos e ameaças cibernéticas, atender os requisitos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) através de um game corporativo de segurança da informação que premia os participantes.

A cerimônia de encerramento desta sétima temporada ocorreu em 12 de dezembro de 2023, na sede das Araucárias, convidando os 50 melhores colocados para um café da tarde especial. Premiando os três melhores do ranking com troféus, foram eles: Maria Eduarda Oliveira da Silva (1º lugar); Ronaldo Ferreira Bicalho (2º lugar); Cristiano Cancela da Cruz (3º lugar). Além disso, foram sorteados um Tablet Samsung A8 (ganhador Rafael Silva), Tablet Samsung A7 (ganhadora Maria Rati) e uma Alexa 4ª geração (Nycolle Bastos).

Na abertura do encontro, o Gerente de Privacidade e Segurança da Informação da Uninter e responsável pelo programa, Sergio Tonieto, destacou que, além de aprender e reforçar os conhecimentos, a prática promove a competição e interesse por parte do time Uninter.

“Conseguimos atingir o nosso objetivo de trazer o tema sobre o compliance e integridade para todos sem tomar o tempo do dia a dia, com linguagem acessível. Cada ação e aprendizado feito vai evoluindo de patente e como esse conhecimento ocorre na prática”, explica Tonieto.

A compliance officer e gerente jurídico do Grupo Uninter, Carolina Amaral, enfatizou a participação dos colaboradores e importância do programa de integridade.

“A Uninter é uma empresa de colaboradores engajados, competitivos. O compliance é um caminho sem volta. Já passamos por oito fases do programa de integridade, com mais de cinco anos. Não só pelo engajamento da alta administração, porque todos veem valor e entendem que é uma proteção para a empresa e colaboradores”, enfatiza Carolina.

O CEO da Perallis Security e idealizador do Hacker Rangers, Vinícius Perallis, veio de Campinas (SP) para o evento em Curitiba. O programa de conscientização gamificado já funciona em mais de 250 organizações brasileiras e multinacionais.

“O modo tradicional de conscientização e criação de cultura corporativa de segurança cibernética era por meio de palestras longas. As pessoas querem interagir e participarem. A gamificação é grande aliada para isso. É um conteúdo mais dinâmico, rápido e curto. Quanto mais você progride e acerta, vai ganhando medalhas, subindo de patentes e pontuando no ranking. A Uninter é uma das empresas que mais utilizam a plataforma e assistem aos treinamentos”, relata Perallis.

Como funciona o jogo?

Os competidores ganham pontos quando aprendem boas práticas de proteção de dados, adotam hábitos ciberseguros, reportam riscos de segurança, fazem cursos, respondem quizzes, ganham patentes e são realizados testes para não cair em mensagem de phishing.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Evandro Tosin – Jornalista
Créditos do Fotógrafo: Natália Schultz Jucoski – Assistente de Comunicação Acadêmica


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *