Alunos da Uninter participam do Parlamento Universitário

Autor: Ivone Souza - estagiária de jornalismo

No mês de julho, a Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP) promoveu mais uma edição do projeto Parlamento Universitário (PU). A prática possibilita que estudantes universitários vivenciem por dez dias a experiência de ser um deputado estadual, e assim conhecer as práticas legislativas. Neste ano, foram 1.419 inscritos, representando 12 instituições, e quase 80 projetos de lei apresentados por 54 “deputados” e pelo governador universitário.

A exemplo dos anos anteriores, a Uninter se destacou no projeto. Este ano participaram 12 estudantes da instituição, dos cursos de Direito, Geografia, Relações Internacionais, Ciência Política e Jornalismo.

Gabriel Prado, estudante de Jornalismo, falou sobre essa oportunidade de conhecer a Assembleia Legislativa e seu funcionamento. “Foi uma experiência incrível, lá despertei um outro olhar para a política. Conheci melhor como são desenvolvidas e como tramitam as leis que estabelecem o regramento jurídico para a nossa sociedade. Desejo que todos possam ter essa oportunidade, pois as dinâmicas que são desenvolvidas no parlamento universitário são de interesse público”, garante.

Com essa imersão na vida parlamentar, os estudantes desempenham o papel dos parlamentares e podem apresentar, discutir e votar em projetos de lei. Luiz Antônio Polli, aluno de Direito, vivenciou o cotidiano do Legislativo e compreendeu melhor como é o dia a dia de um deputado.

“Participei da CCJ [Comissão de Constituição e Justiça] e acompanhei todos os trâmites dos projetos nas comissões até chegar no plenário. Tive uma grande experiência como deputado universitário, experiência de grande valia que vou levar para sempre em minha vida. Despertou em mim a vontade de seguir a carreira política”, comenta.

No plenário, tudo não passa de uma simulação, mas que na prática ajuda a entender como funciona o processo legislativo. O estudante de Geografia Mário Henrique Lemos participou como Presidente da Comissão de Segurança Pública, dada sua condição de policial civil. Ele conta que foi uma honra estar entre os 54 selecionados desta edição.

“Apresentei dois projetos de lei, sendo que um foi reprovado na CCJ e o outro teve sua tramitação completa, com aprovação nas duas discussões em plenário juntamente com o policial militar Alison Sczepanski. Ficamos conhecidos entre os deputados universitários como ‘bancada da segurança’”, conta.

Um dos objetivos dessa iniciativa parlamentar é oferecer aos graduandos uma oportunidade de conhecer de perto como funciona a política no seu dia a dia, observando a dinâmica das instituições democráticas. Durante a atividade, os universitários são divididos em grupos partidários e elegem dirigentes e membros de comissões técnicas.

Esta foi a quarta edição do parlamento universitário. Willian Pedroso Rocha, aluno de Ciência Política, conta que o realismo da atividade foi o que mais chamou sua atenção. “Tivemos completa imersão dentro do Legislativo, fui líder do bloco de oposição e trabalhei na parte de articulação. Foquei em ajudar a aprovar os projetos dos colegas. Utilizamos os mesmos espaços, nós fomos realmente deputados”. Rocha comenta ainda que essa experiência irá acrescentar muito ao seu desenvolvimento no curso e na carreira.

Confira a lista de participantes.

Deputados Universitários:

Leonardo Marcondes das Dores – Direito

Luiz Antônio Polli – Direito

Felipe Alves Turesco – Direito

Mário Henrique Anunciação Lemos – Geografia

Jorge Luiz Marques Schlichting – Relações Internacionais

Willian Pedroso Rocha – Ciência Política

Alison Sczepanski – Ciência Política

Suplentes:

Leonardo Henrique Matoso – Ciência Política

Lucas Allifrancis – Ciência Política

David Limose – Relações Internacionais

Assessoria de Imprensa:

Milene Batisti Fernandes – Jornalismo

Gabriel Prado de Morais Momolli – Jornalismo

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Ivone Souza - estagiária de jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


1 thought on “Alunos da Uninter participam do Parlamento Universitário

  1. Parabéns a Uninter. Mas quero fazer uma ponderação, pois algo me chamou atenção, quanto ao número de inscritos, só homens fizeram a inscrição? Qual foi o percentual de inscrição feminina? Pois na lista da reportagem só aparece o nome de (1) uma mulher. É isso mesmo? Talvez reflita a realidade né, vamos mudar isso e nos fazer representar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *