Alunos compartilham experiências no XXI Seminário Multidisciplinar do Caderno InterSaberes

Autor: Leonardo Tulio Rodrigues - estagiário de jornalismo

Natural de maravilha, cidade localizada no Oeste de Santa Catarina, Ademar Graeff é um daqueles exemplos de pessoa que busca constantemente expandir seus horizontes e investigar o mundo a seu redor. Através dos estudos, o geógrafo conseguiu não só se profissionalizar, como também desenvolver importantes produções acadêmicas e expandir sua formação para o campo da biologia.

Atualmente morador de Flor do Sertão (SC), ele foi aluno do curso de Ciências Biológicas da Uninter, ligado ao Polo de São Miguel do Oeste. “Ao longo da graduação em geografia, vi necessidade de aprender mais sobre a biologia, buscar uma formação a mais”, ele ressalta durante sua participação no XXI Seminário Multidisciplinar do Caderno InterSaberes.

O evento ocorrido em 17 de maio uniu docentes e discentes da instituição e buscou divulgar um dos mais importantes periódicos científicos da universidade. Criado pela Escola Superior de Educação da Uninter (ESE), o Caderno InterSaberes tem por objetivo veicular as produções científicas dos acadêmicos da Uninter e de outras Instituições de Ensino.

“A biologia era a área que mais me chamava atenção. Sempre tive interesse em botânica e ecologia”, destaca Ademar. Durante a produção de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em geografia, ele já havia abordado um dos temas que contempla ambas as áreas de seu interesse, a palinologia. Essa ramificação da botânica estuda os grãos de pólen, esporos e outras estruturas com parede orgânica ácido-resistente.

Mais tarde, ao cursar Ciências Biológicas na Uninter, o aluno se propôs a entender como a mudança do uso do solo implicou na diminuição de matas e florestas na região em que vive. O gosto pela pesquisa também o levou ao Mestrado dentro da área de palinologia, no qual estudou a dinâmica da vegetação e clima da cidade de Caçador (SC) ao longo de seu período geológico.

Atualmente, o egresso divide seu tempo entre as aulas como professor efetivo da rede pública municipal em São Miguel do Oeste e o doutorado. Seu sucesso na Uninter inspira muitos outros alunos que, assim como ele, estão ligados à produção científica da universidade.

Discentes contribuem com a produção cientifica

Com a tema “Conjuntura, Debate e Trajetórias”, a mais recente edição do Caderno InterSaberes da Uninter reúne trabalhos de alunos da área de estudos das geociências. A discente Elisiane Missio, por exemplo, foi a responsável pelo estudo sobre o reaparecimento do guará – ave típica da região de manguezais – no litoral paranaense.

Aluna do polo de Dois Vizinhos (PR), ela ingressou na primeira turma de Ciências Biológicas da Uninter, em 2019. Elisiane conta que a pandemia dificultou muitas coisas em seu processo de formação acadêmica, mas isso não a privou de desenvolver seu trabalho publicado no Caderno InterSaberes. “É tudo um desafio. Família, trabalho, você tem que se encaixar dentro disso tudo”, diz.

Além de Elisiane, outros alunos da Uninter expuseram suas experiências durante o XXI Seminário Multidisciplinar do Caderno InterSaberes. O ensino da fitogeografia no Brasil foi o tema escolhido por Afonso Henrique Roldão, aluno natural de Avaré (SP) que desde cedo participou ativamente de estágios em iniciação cientifica.

Segundo ele, a vontade por desenvolver pesquisas o estimulou muito durante a graduação. “Os estágios em sala de aula me fizeram adquirir muitas práticas docentes. Acredito que tive uma formação bastante interdisciplinar com viés crítico e aprofundamento”, conta.

Para assistir aos relatos dos alunos, assista ao primeiro dia do XXI Seminário Multidisciplinar do Caderno InterSaberes, transmitido pelo canal de Youtube da Escola Superior de Educação (ESE) da Uninter. O evento também contou com apresentações de artigos publicados por alunos nesta edição. Clique aqui e confira.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Leonardo Tulio Rodrigues - estagiário de jornalismo
Edição: Larissa Drabeski


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *