Alunas Uninter participam de exposição artística em Santa Cruz do Sul

Autor: Gabriel Smaniotto - Estagiário de Jornalismo

Com o intuito de abraçar a produção criativa e aguçar a percepção do público em relação às artes, a exposição Imaginário das Artes Visuais aconteceu entre os dias 3 de agosto e 1º de setembro de 2023. O evento foi realizado na Casa de Cultura Regina Simons, no centro de Santa Cruz Do Sul (RS), e contou a participação de 76 artistas nascidos ou residentes no município.

O projeto foi idealizado em 2020, em meio à pandemia, para divulgar as obras dos artistas, mostrando a riqueza e variedade da produção santa-cruzense. Entre os artistas, a aluna de Artes Visuais da Uninter Luiza Crummenauer teve uma de suas obras exposta na apresentação.

Ingressante no curso em 2021, Luiza colocou como meta participar de uma exposição de arte ainda neste ano. Além, da realização do sonho, a exposição lhe rendeu a oportunidade de conhecer e trocar experiências com artistas talentosos. “Desde muito nova sempre tive o sonho de ser artista, poder mostrar através das minhas criações o sentimento e amor que sinto pela arte. Me sinto realizada em poder ter contado com a visitação e apoio da minha família e amigos”, relata a estudante.

A obra da Luiza leva o título de “Transformação” e representa o acolhimento, autoestima, autocuidado e maturidade da figura feminina e a força da onça pintada. Ela busca evidenciar o elo de adjetivos, cores e texturas com expressividade que a obra carrega.

“Essa obra foi inspirada em uma fase difícil que estava passando na minha vida. De alguma forma precisava colocar para fora, utilizando meus melhores sentimentos e ideias criadas dentro de mim para que nascesse uma obra nova. Foi então que nasceu a ‘Transformação’, conta.

Ivani Friedrich é uma das organizadoras do evento e egressa de pós-graduação em Liderança e Coaching e Formação Docente para EAD pela Uninter. Ela conta que a exposição é importante para levar a produção criativa das artes além do imaginário. “A minha visão deste evento foi poder mostrar ao público o grande potencial artístico e cultural que Santa Cruz tem e que muitas vezes não é valorizado como deveria”, desabafa.

Ivani também teve uma de suas obras expostas no Imaginário das Artes Visuais. A obra leva o nome de “A Explosão”, que representa a explosão de ideias, emoções e sentimentos. “É como um vulcão que eclode suas lavas”, explica. O projeto nasceu para ser um meio de divulgação, pesquisa e comunicação, fazendo com que a cultura atravesse limites regionais.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Gabriel Smaniotto - Estagiário de Jornalismo
Edição: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica
Créditos do Fotógrafo: Acervo pessoal


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *