Alunas de Pedagogia participam de projeto de robótica e gamificação

Alunas do curso de Pedagogia do Centro Universitário Internacional UNINTER, participaram no dia 16 de maio, de uma palestra sobre robótica e gamificação, com o intuito de aprender novas maneiras para utilizar esses recursos dentro de sala de aula.

Para Luana Priscila Wunsh, professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação- Mestrado Profissional: Educação e Novas Tecnologias (PPGENT), é importante que as alunas entendam como utilizar tanto a robótica quanto os jogos para levar qualidade na educação e obter mais resultados na aprendizagem dos seus futuros alunos.

‘’São alunas que já estão no terceiro período, já possuem uma bagagem acadêmica, e sabem a relevância de ser um professor do século XXI. Então nosso propósito é mostrar as relações desses recursos com os processos educacionais’’, explica a professora.

As alunas participaram também de uma oficina para a criação de robôs com materiais recicláveis. ‘’ Juntamos pilhas, macarrão de piscina que é feito de espuma, palitos de sorvete e canudinhos. Como essas alunas provavelmente vão trabalhar em escolas públicas, esses são os materiais que todas as escolas e alunos poderão ter acesso para realizar as atividades’’, comenta.

Alunos do mestrado em Educação e Novas tecnologias, ministraram as palestras do dia.  Para Lucas Rafael Filipak, ainda existe a ideia de que a robótica é algo caro e difícil de realizar, por isso é necessário popularizar e levar esse conhecimento para a educação. ‘’ Nosso objetivo é ensinar que é possível utilizar materiais recicláveis e sustentáveis para desenvolver projetos que vão agregar em conhecimentos, como física, química, matemática e também a questão de sustentabilidade’’, explica.

A parte de gamificação ficou com o aluno do mestrado, Jason Antônio Pedroso Sobreiro, que explicou que os jogos podem se tornar recursos didáticos e um elemento motivacional. ‘’ Muitos pensam que jogo serve apenas para entretenimento e isso não é verdade. Existem diversos estudos que apontam que aplicando a gamificação em processos educacionais, o retorno é muito maior por parte dos alunos, pois existem mais motivações e engajamento no cumprimento dos deveres’’, finaliza.

 

Incorporar HTML não disponível.


1 thought on “Alunas de Pedagogia participam de projeto de robótica e gamificação

  1. Boa tarde!
    Senhores Mestrando! Nós que vivemos nos rincões destes Brasil, temos vontade e sonhamos com dias melhores em nossa profissão, carreira acadêmica, preciso fazer algumas práticas. Desejo pesquisar sobre os impactos que estes consórcios com empresas de mineração tem deixado aqui no estado do Amapá. São milhares de litros de mercúrios derramados nos rios que desembocam no Amazonas e ninguém vê a mídia falar sobre esses empresários e empresas, sobre alguma temática da politica nacional de Resíduos Sólidos, sobre o desmatamento mascarado de Sustentável, sobre as condições que estão os povos da florestas com as ameaças da megaestruturas que pretendem e irão implantar em nome do desenvolvimento e quais as responsabilidades e danos reais que irão acontecer mesmo com todos os cuidados com efluentes etc.. Temos muito o que comentar. As invenções são boas. Estou na Pós EAD mas gostaria que pudesse contribuir com alguma coisa. Vejo as hidrelétricas sendo feitas da noite pro dia. As auditorias e auditores quem são, como estão os Planos Manutenção quem fiscaliza somente a empresa seu funcionários pós-doutor que defende os interesses da empresa. São estas questões que tornarão nosso jovens críticos e sustentáveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *