Aluna de Física conquista vaga em um dos melhores laboratórios do país

Autor: Natália Schultz Jucoski – Assistente de Comunicação Acadêmica

Ganhar conhecimento e aprender algo novo todo dia sempre foram as maiores motivações de Karolaine de Souza. O esforço e a dedicação da aluna, que está no terceiro ano do bacharelado em Física da Uninter, a levaram a fazer parte do time de estagiários de um dos laboratórios mais prestigiados do Brasil: o Centro Nacional de Pesquisa em Energias e Materiais (CNPEM).

Situado na cidade de Campinas (SP), o CNPEM é responsável por fomentar a pesquisa e o desenvolvimento científico e tecnológico nas áreas de ciência dos materiais, biociência, nanotecnologia e bioenergia. Dentro do CNPEM existem quatro laboratórios: Laboratório Nacional de Luz Sincrotron (LNLS), Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), Laboratório Nacional de Biorrenováveis (LNBR) e o Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano).

Karolaine vai atuar no LNNano na divisão de nanomateriais, no Laboratório de Crescimento In-Situ (LCIS). “Irei realizar o crescimento de filmes finos, que são materiais feitos em camadas com espessura de micrômetros ou nanômetros, são estudadas suas propriedades ópticas, elétricas, magnéticas, para usá-las na fabricação de semicondutores, componentes eletrônicos, células solares entre muitas outras possibilidades”, explica.

O LNNano surgiu em 2011 e é amplamente reconhecido pela comunidade científica, tanto nacional quanto internacional, por causa da sua infraestrutura e equipe altamente capacitada e especializada. A nanotecnologia é um campo da ciência que se dedica ao estudo e a manipulação da matéria em escala molecular e atômica, utilizando estruturas com escala entre 1 e 100 nanômetros. Para se ter uma ideia, 1 metro possui 1 bilhão de nanômetros.

A aluna conta que o processo seletivo foi por meio do site do Programa Unificado de Estágios do CNPEM. Depois de passar pela entrevista online, ela realizou o Elevator’s Pitch, que é uma pequena apresentação de slides onde o candidato destaca seus projetos, conquistas e realizações. Ao concluir mais uma etapa do processo, Karolaine conta que foi até Campinas para uma entrevista no local.

“Tive a honra de conhecer as instalações do CNPEM e os meus futuros tutores pessoalmente”, conta. Ela recebeu a notícia que faria parte da equipe no começo deste ano.

Karolaine ainda destaca que a Uninter oferece a melhor experiência para os alunos, e uma delas é a disponibilização do Kit Laboratório Portátil para a realização de experimentos práticos que serão muito úteis na vida profissional. Além das aulas, ela diz que fazer a faculdade a distância a ensinou mais ainda sobre autonomia, rotina, organização e disciplina, características que ela como pessoa com transtorno do espectro autista carrega consigo desde muito cedo. A futura física também tem muita gratidão pelos seus professores e tutores que a acompanham neste caminho.

As expectativas da estudante para iniciar a nova fase estão altas. “Só a possibilidade de estagiar em um dos maiores centros de ciências do Brasil, e referência até mesmo no exterior, já é algo que excedeu as expectativas mais altas que eu poderia ter. Será um ano de muito aprendizado”, afirma. O estágio no LNNano é apenas o pontapé inicial da estudante para um futuro dedicado à ciência.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Natália Schultz Jucoski – Assistente de Comunicação Acadêmica
Edição: Arthur Salles – Assistente de Comunicação Acadêmica


1 thought on “Aluna de Física conquista vaga em um dos melhores laboratórios do país

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *