BEM-ESTAR

Alimentação saudável restabelece a saúde

Nem sempre fazer dieta quer dizer que a refeição está saudável. Pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde revela que mais da metade dos brasileiros está acima do peso e não tem uma prática de alimentação balanceada. Os cursos de Serviço Social e de Educador Social da Uninter promoveram no último dia 22 uma palestra com o médico Endrigo Monte Serrat Prevedello para discutir como a alimentação saudável pode restabelecer a saúde.

No Brasil, o índice de pessoas com excesso de peso é maior na medida em que se tem menos escolaridade. Para isso, é importante que agentes sociais possam auxiliar a população a ter uma alimentação correta. Para Endrigo, uma pessoa saudável precisa fazer ao menos três refeições no dia com a preocupação de ter todas as vitaminas e propriedades necessárias para o corpo. “Alimentação saudável tem de ser um hábito”, afirma.

O agente social tem a responsabilidade de propiciar segurança e bem-estar aos indivíduos e famílias em situações de risco. Também tem o papel de amparar as minorias e buscar soluções para melhorar a vida das pessoas que atende.

A coordenadora do curso de Educador Social da Uninter, Jandicleide Lopes, organizou a palestra pensando na necessidade de os alunos terem conhecimento para auxiliar de forma correta pessoas que não têm acesso a um acompanhamento médico e nutricional. “Nós transcendemos a ideia de alimentação para saciar a fome. São os agentes sociais os responsáveis por levar esse princípio aos que não têm essa consciência”, explica a professora.

Segundo Endrino, é necessário reeducar a sociedade para que abandone hábitos não saudáveis que estão inseridos na cultura brasileira. “Discutir a vida saudável na academia é de grande importância, pois daqui sairão pessoas que vão passar adiante o que aprendem”. O médico ressalta que é importante discutir a vida saudável não só nas universidades, mas em toda a sociedade.

 

 

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Arthur Neves – Estagiário de jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Arthur Neves - Estagiário de Jornalismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *