Alimentação saudável pode prevenir doenças

Autor: Vitor Diniz - Estagiário de Jornalismo

Além dos nutrientes essenciais para nossa sobrevivência, alimentos de boa qualidade trazem benefícios fisiológicos específicos, promovendo o bom funcionamento do corpo humano. Compostos por proteínas e vitaminas, além de alimentar eles são capazes de regular algumas funções corporais. O organismo depende desses nutrientes para se proteger contra doenças, especialmente as crônicas, como a hipertensão arterial, o diabetes e o colesterol elevado.

Para falar sobre a prescrição de compostos bioativos, o curso de Nutrição da Uninter promoveu uma palestra com o nutricionista Ney Felipe Fernandes. Ele iniciou sua fala comentando sobre a natureza desses compostos, que muitas vezes as pessoas pensam poder encontrar em cápsulas, mas na realidade estão presentes nos alimentos. “A gente tem que lembrar que o nutricionista é o cientista dos alimentos”, comenta Ney.

O nutricionista explicou que alimentos funcionais são definidos pelo Ministério da Saúde (MS) como aqueles que apresentam propriedades funcionais para o corpo humano. Entre eles estão as frutas, verduras e legumes, que oferecem macro e micronutrientes para o nosso organismo. O pão e o arroz integral são alimentos saudáveis, mas não são considerados funcionais, porque ainda não existem pesquisas que comprovem que eles tenham impactos positivos na prevenção das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT’s).

“Um alimento, para ser considerado funcional, não basta ser saudável. Além de não ocasionar problemas de saúde, ele tem que impactar diretamente na prevenção das DCNT’s”, esclarece o palestrante.

Fernandes destacou que 71% das mortes no Brasil ocorrem por causa de doenças crônicas, segundo dados apresentados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

“Das doenças que afetam os brasileiros na atualidade, 80% são o câncer, diabetes, doenças pulmonares, doenças cardiovasculares, e doenças neurodegenerativas”, explica.

O nutricionista enfatizou que essas doenças podem também ser ocasionadas pelo excesso de estresse, que ao longo do tempo vai afetando a saúde das células do organismo, causando algumas doenças. “O segredo é consumir frutas, verduras e legumes todos os dias. E também as boas gorduras, que são provenientes do azeite de oliva, castanhas e outros alimentos”, reforça.

O evento foi transmitido em uma live, no dia 24.ago.2020, e pode ser assistido na página Uninter Nutrição no Facebook.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Vitor Diniz - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Lukas Bieri/Pixabay e reprodução Facebook


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *