A transformação digital exigirá um gestor de Negócios Digitais

Autor: Elton Ivan Schneider*

Os novos modelos de negócio baseados no uso intensivo de tecnologia já são uma realidade, mas ainda é cedo para afirmarmos que os modelos tradicionais estão extintos, na verdade eles passarão por uma verdadeira transformação digital. Se a transformação não pode ser parada, pode-se afirmar, que precisaremos formar novos gestores para liderar este processo de mudança, indivíduos capazes de atuar em pelo menos três frentes: identificar as tendências de transformação digital geradas pelas tecnologias; gerir equipes e sistemas nesta nova realidade; e, gerir a transformação dos processos tradicionais em processos digitais, identificando, selecionando e implantando as melhores tecnologias disponíveis.

A primeira frente a ser gerenciada no processo de transformação digital do seu negócio com o uso de tecnologias, que consideramos, o caminho mais seguro para gerar diferenciais competitivos e garantir a existência do seu negócio, envolve identificar as tecnologias que podem ser o acelerador dessas mudanças, bem como, o combustível para inovação nos negócios, que consideramos o segredo do sucesso. Mas não é só isso, é preciso estar atento a algumas tendências:

Conhecendo as principais tendências para a transformação digital, o novo Gestor de Negócios Digitais, deverá em segundo lugar, ser capaz de formar equipes multidisciplinares, formadas por profissionais capazes de usar a tecnologia para transformar negócios tradicionais em negócios digitais, garantindo o alcance das metas e objetivos estabelecidos. Esses profissionais são responsáveis por mudanças estruturais nas organizações tendo papel essencial no uso da tecnologia para a gestão de processos e modernização desses negócios.

Esta é a formação indicada para profissionais que desejam atuar em empresas que estão passando ou desejam passar pelo processo de Transformação Digital. Negócios ligados ao e-business, e-commerce ou negócios online de vendas ou prestação de serviços. Seu foco está em coordenar executivos, desenvolvedores de talentos, gestores de pessoas e colaboradores para uma estratégia de transformação digital.

Mas além disso, o novo Gestor de Negócios Digitais, precisará ser capaz de atuar na busca e implantação de tecnologias digitais que permitam Transformação Digital dos negócios. Selecionando tecnologias que permitam a implantação de plataformas de e-commerce, automação de processos, análise e tomada de decisão com base em dados obtidos com o uso de ferramentas de BI e Big Data, precisará dominar ferramentas de gestão de projetos, mapeamento de processos, gerenciamento eletrônico de documentos e marketing digital.

ão três públicos principais bem definidos. O primeiro, formados na área de tecnologia que precisam se capacitar em gestão. O segundo, formados em gestão que querem se especializar em tecnologia e, por fim, aqueles que desejam iniciar a carreira focando os negócios digitais. Para aqueles que já atuam em alguma posição de desenvolvimento de negócios digitais (programadores, analistas de sistemas, web designers, UX designers), buscar a formação em gestão de negócios digitais irá ajudar a alavancar a carreira para um patamar de visão sistêmica e de gestão.

Trata-se de uma formação profissional focada na utilização/gestão das tecnologias inovadoras para melhoria do desempenho nos negócios: Gestão da Tecnologia e da Inovação, Comportamento do Consumidor na Era Digital, Gestão de Startups, Métodos Ágeis de Melhoria de Processos, Lean Manufacturing, Business Inteligence – BI, Big Data, Inteligência Artificial – IA, Gestão Eletrônica de Documentos – GED, Gestão de Rotinas Trabalhistas com E-social, entre outros. Se você é uma pessoa focada nas tecnologias que tornam os processos de negócio mais inteligentes, com espírito inovador, aberto às mudanças, um profissional que provoca as mudanças e não apenas esperam por elas, seja bem-vindo a profissão de Gestor de Negócios Digitais.

* Elton Ivan Schneider é diretor da Escola Superior de Gestão, Comunicação e Negócios da Uninter.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Elton Ivan Schneider*
Créditos do Fotógrafo: Fauxels/Pexels


1 thought on “A transformação digital exigirá um gestor de Negócios Digitais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *