QUALIFICAÇÃO

A pós-graduação como meio para fortalecer a educação, a democracia e a justiça social

Mestres e doutores se reuniram em Porto Alegre entre os dias 23 e 26 de julho para discutir como os programas de pós-graduação podem servir de instrumento para melhorar a educação, fortalecer a democracia e buscar a justiça social. A primeira edição do Fórum de Representantes Discentes dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Região Sul do Brasil (PPGEDs) foi realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Oriana Gaio e Francieli Carvalho participaram como alunas do Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias da Uninter.

De acordo com o centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o número de títulos de mestrado profissional no país vem aumentando ao longo dos anos. A concessão de títulos por programas nessa categoria começou em 1999, e 56 já conquistaram o título de mestre em 2018. No ano de 2014, passamos a ter 5.723 mestres profissionais. Um aumento de 99% em cinco anos.

O encontro organizado pela Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) tem como objetivo promover o conhecimento das necessidades dos estudantes de mestrado e doutorado, e em 2018 participaram 23 programas.

“Foi gratificante, uma experiência ímpar. Iniciamos uma caminhada positiva para nós, mestrandos, que logo estão entrando no mercado de trabalho”, afirma Francieli Carvalho, representante discente do Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias da Uninter. Franciele também reconhece como um marco significativo ouvir outros programas de pós-graduação.

O evento reuniu discentes de cursos de pós-graduação stricto sensu para discutir sua participação na construção de políticas de valorização da pesquisa neste nível de ensino, em especial na educação. A pós-graduação stricto sensu é voltada para carreira de pesquisador ou professor universitário.

“Este é um trabalho fundamental, pois se organizará a partir de dados levantados com os próprios discentes para apresentar encaminhamentos que visam a melhoria”, explica Siderly Almeida, coordenadora do Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias da Uninter.

O fórum discutiu a política atual da produção do conhecimento em educação, para o desenvolvimento do sistema do educacional do país. E também refletiu sobre o ambiente de estudo e mercado de trabalho dos pesquisadores.

A associação representativa da categoria procura incentivar a pesquisa na pós-graduação no Brasil. O espaço para discussão também acontece em outras regiões do país no decorrer de 2018.  No ano que vem, acontecerá o encontro nacional da ANPEd.

Durante o fórum foi elaborada a Carta de Porto Alegre, com o resultado das discussões.

 

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Evandro Tosin – Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *