A paixão de Juliana pelo esporte a curou da depressão

Autor: Leonardo Tulio Rodrigues - Estagiário de Jornalismo

O crossfit é uma modalidade esportiva criada em 2000 na cidade de Santa Cruz, Califórnia (EUA). Com o objetivo de melhorar o condicionamento físico, a capacidade cardiorrespiratória e a resistência muscular, a atividade consiste na combinação de exercícios funcionais que são realizados no dia a dia do praticante. A modalidade já conquistou milhares de adeptos no Brasil.

Juliana Crespam, natural de Lages (SC), desde criança teve forte ligação com os esportes, e mais recentemente encontrou no crossfit uma nova paixão. Começou pequena com o taekwondo, depois foi para o bodyboard e natação. Essa afinidade seria decisiva na escolha da profissão. “Eu escolhi Educação Física porque sempre fui atleta, sempre pratiquei esportes”, ressalta.

Durante sua caminhada, enfrentou muitas dificuldades. Iniciou a graduação duas vezes, sendo obrigada a trancar o curso devido a problemas pessoais. Em 2005, aos 23 anos de idade, tomou a decisão de deixar tudo para trás e se mudar para a Inglaterra, em busca de novas oportunidades.

Na terra da rainha, Juliana teve contato com novas experiências culturais. Vivendo em Liverpool, cidade portuária localizada no Noroeste da Inglaterra, adquiriu fluência na língua inglesa. Foi nesse período que teve contato pela primeira vez com o crossfit, e logo se apaixonou pela modalidade.

Ao retornar ao Brasil em 2011, aos 29 anos, teve contato com o Body System, sistema que oferece programas de exercícios físicos e é utilizado na maioria das academias de ginástica. “Enquanto me exercitava nas academias, me interessei pelo sistema e busquei me aprimorar através de cursos”, conta. Um pouco mais tarde, passou a dar aulas de ginástica.

Sonho realizado na Uninter

Após muitos anos longe das salas de aula, Juliana decidiu voltar a estudar em 2017 e optou pela Uninter para reviver o seu sonho de se graduar em Educação Física. A escolha foi por estudar no polo de Navegantes (SC), próximo de onde nasceu.

Ela afirma que a Uninter era o que ela precisava para concluir os estudos naquele momento. “Eu não podia mais fazer a universidade presencialmente por causa dos filhos, do trabalho, então o ensino a distância realmente me ajudou muito. O tempo que eu passei na Uninter foi bem bacana, os professores do polo sempre me ajudaram, sempre receptivos”, conta.

Durante muitos anos, a atleta conviveu com a depressão, e o esporte a ajudou a se recuperar. “Produzi meu TCC com o intuito de comprovar os benefícios do esporte no combate à depressão”, conta.

11 anos depois de voltar ao Brasil, Juliana concretizou o sonho de se formar em Educação Física e abrir seu próprio Box de Crossfit, na cidade de Gravatá (SC), a CF Monstros.

Agora, aos 39, já conhecida como “garota monstro”, apelido que ganhou por causa de seu porte físico, Juliana é atleta crossfit nível master, sendo uma das mais bem colocadas do Brasil. Além disso, também é treinadora crossfit nível 1 e 2 e treinadora de weight lifting, uma das bases da modalidade.

Ela fala com carinho sobre sua academia: “Lá, posso colocar em prática aquilo que eu tenho aprendido com esse esporte, com muito amor, muita dedicação e carinho. Quero poder mudar a vida das pessoas usando o esporte que mudou a minha vida”, conclui.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Leonardo Tulio Rodrigues - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo pessoal


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *