A marca pessoal da mulher contemporânea e sua essência

Autor: Daniela Mascarenhos - Estagiária de Jornalismo

As mulheres, hoje, não se contentam mais com o segundo plano e elas têm mostrado que são competentes o bastante para assumir cargos que antes era predominantemente masculinos. Isso sem deixar de lado a sua imagem. Tanto a falta de cuidado ou confiança quanto se sentir desvalorizada são aspectos que elas não vestem mais.

Embora pareça cansativo buscar manter uma boa aparência em uma rotina corrida como a de muitas mulheres, não é uma tarefa tão difícil. Entender o seu tipo físico e conhecer a si mesma é uma chave para a autoestima e com isso, vem a confiança e o bem-estar.

Segundo a consultora de imagem e personal stylist Claudia Justina (foto), nossa imagem possui três pilares:

1) estilo, que corresponde às informações que você quer passar e possui sete variações (romântico, esportivo, criativo, moderno, sensual, clássico e elegante);

2) tipo físico, que consiste nos caimentos da peça e onde entra o famoso jogo de “esconde e mostra”, ocultar aquilo que não agrada tanto enquanto valoriza o que mais gosta e chama atenção no seu corpo;

3) coloração, quando entra a coloração pessoal, harmonia das cores e a combinações.

Como começar a trabalhar com a imagem?

Claudia cita três exercícios que podem ser utilizados para abrir seu campo de visão e ajudar a melhorar sua imagem:

  1. consiste em fazer uma lista com mensagens que você queira passar com sua imagem, sua escolha de roupas, e que devem conciliar com quem você é combinando o pessoal e o profissional;
  2. é simplesmente olhar para as pessoas que te inspiram, seja uma atriz de novela, uma pessoa que trabalha com você ou até mesmo sua vizinha, e entender o que levou você a se inspirar nela. O que ela veste que chama sua atenção? São as cores ou o estilo? Comece a pontuar o que você quer levar dela para a sua vida;
  3.  você precisa olhar para o seu corpo, o seu tipo físico e fazer uma lista das coisas que você gosta em si mesma. Assim, você pode trabalhar sua escolha de roupas de uma forma que aumente sua autoestima e que você se sinta bem.

Para a personal stylist, um ponto que tem gerado preocupação nessa questão do estilo e da imagem é o home office e a volta para o presencial. “A nossa casa remete ao conforto, então tivemos que adaptar nossas roupas de trabalho para algo confortável. E agora, com a volta [ao presencial] é difícil largar essas roupas”, comenta. Claudia complementa que, para ela, “está sendo difícil nessa retomada colocar um salto às vezes, eu só quero saber de tênis”.

Essa nova rotina mexeu muito com o dia a dia das pessoas, de diversas formas, mas a imagem não pode ser deixada de lado. Buscar pelo conforto não é errado ou ruim, pelo contrário, muitas vezes é no conforto que temos momentos de paz. Mas, o mais importante é se sentir bem consigo mesma e com a sua aparência, mantendo uma boa imagem e estilo que te agrade.

“A imagem está diretamente relacionada com a autoestima. Como eu me vejo é como eu me sinto. Por exemplo, em um dia que você esteja com um problema enorme para resolver e vai ao banheiro, se você vê a imagem de uma mulher que se arrumou, teve um cuidado consigo mesma e transmite uma mensagem forte, você vai encarar de frente, porque você está motivada. Mas, se estiver em um dia mais confortável e aconchegante, é capaz que você desanime um pouco e fique na dúvida”, explica.

Aprimorando sua marca pessoal

Claudia apresenta três pontos para aprimorar sua imagem, independentemente de estar em home office ou de volta ao presencial. São eles:

1 – Look + acessório: “Isso mesmo! O acessório é essencial e deveria ser obrigatório. Você pode estar com uma roupa simples e básica, mas um acessório é capaz de trazer força e transformar a sua composição”, explica. Aqui, segundo a personal stylist, o importante é ter um equilíbrio entre as peças e o item de destaque;

2 – Cabelo: “O cabelo é um ponto importante para a imagem da mulher, então é bom manter ele sempre alinhado, ver a forma como mais te agrada e cuidar para não acabar escondendo o rosto”, diz. Claudia também explica que mesmo naqueles dias em que não sobra muito tempo para arrumar o cabelo, um rabo de cavalo ou um coque são sempre bem-vindos, desde que pareçam ter levado algum tempo e não feitos de qualquer jeito. Isso evita de passar uma imagem despreocupada com a aparência;

3 – Maquiagem: “O meu conselho é que você use pelo menos três produtos no seu dia a dia. Faça testes com aqueles que melhor combinam com a mensagem que você quer passar e que valorizem os pontos que você mais gosta, como os olhos ou a boca, por exemplo”.

Claudia complementa que consequentemente esses pontos irão te fazer parecer mais bonita e radiante para os outros ao seu redor, mas que não é esse o foco das dicas e sim a sua autoconfiança e autoestima. “Lembrando que essas dicas são para você ter esse autoconhecimento e ter na sua rotina apenas o que faz sentido para você e que te faça sentir bonita, sentir bem e confiante”, explica.

“Nenhum desses pontos que eu falei tem certo ou errado, apenas o que faz sentido pra você e que te faz sentir cuidada e amada”, diz. A personal stylist volta a enfatizar que o mais importante é se sentir bem. “Nós somos seres que precisamos de roupas, então por que não usar ao nosso favor? Devemos aprender a lidar com esses elementos no nosso dia a dia”, diz.

“O ponto principal que eu quero deixar de recado, principalmente para as mulheres, é: cuide de você, se ame, seja carinhosa com você, seja cuidadosa”, acrescenta a personal stylist.

O assunto foi tema da live Uninter por elas: Marca pessoal da mulher contemporânea, transmitida pelo canal no YouTube da Escola de Gestão, Comunicação e Negócios da Uninter, no dia 8 de março. A transmissão foi mediada pelas professoras Rafaela Almeida e Andressa Meneghelli, e contou participação de Claudia Justina, consultora de imagem e personal stylist.

O evento se constituiu em um espaço de reflexão e diálogo que incentivou as mulheres a se autoconhecerem. A professora Adriana Czajkowski, coordenadora dos cursos de Secretariado e Assessoria Executiva Digital e uma das integrantes da organização do evento, acredita que “as mulheres que acompanharam puderam perceber que ao valorizar a própria essência e beleza, é possível evoluir na carreira e na vida pessoal”.

Para assistir ao material completo, clique aqui.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Daniela Mascarenhos - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *