A importância do livro e da biblioteca

Em 29 de outubro comemora-se o Dia Nacional do Livro, em homenagem à Biblioteca Nacional, fundada no Brasil em 1810 pela Coroa Portuguesa. O primeiro livro publicado no país foi “Marília de Dirceu”, de Tomás Antônio Gonzaga.

O livro nos faz sonhar e com ele vivemos diferentes histórias e aventuras e conhecemos mundos distantes e novas culturas. Com seus contos fantásticos e registros importantes dos acontecimentos históricos da humanidade, os livros continuam encantando gerações.

Em pleno século 21 em que vivemos, com toda a evolução tecnológica, os livros também evoluíram e os encontramos em formatos eletrônicos, e-books, circulando via internet em todo o planeta.

Acredita-se que os livros impressos (papel) desaparecerão e que os livros eletrônicos irão substituí-los. Será? O prazer de ter um livro novo, sentir seu cheiro, manusear suas folhas, sentir sua textura, ter um livro autografado, é um prazer inigualável.

Não importa. Sendo impresso ou digital, o livro continuará cumprindo sua missão, continuará com seu importante papel de levar conhecimento, valores, fantasias, maravilhando o nosso mundo e nossa vida.

E é nas bibliotecas que se encontram todas essas valiosas riquezas, pois elas preservam esse valioso tesouro sendo um local de acolhimento e compartilhado por todos incentivando a leitura, os estudos, pesquisas contribuindo como base para a educação, formação e transformação dos nossos jovens estudantes e os aficionados por livros.

Com o objetivo de promover e incentivar a leitura, a Biblioteca Garcez da Uninter promove de 24 a 27 de outubro a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. Entre as opções programadas estão exposições, música ao vivo, contação de histórias, RPG, caça ao tesouro, bem como oficina de restauração de livros.

* Vanda Fattori Dias é coordenadora do sistema integrado de bibliotecas da Uninter.

Incorporar HTML não disponível.
Créditos do Fotógrafo: Polina Zimmerman/Pexels


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *