MÍDIA

A guerra híbrida em pauta no Café com Sociologia

Autor: Victor Corradini - Estagiário de Jornalismo

O curso de Sociologia da Uninter realiza com regularidade o evento Café com Sociologia, uma oportunidade para se discutir vários temas atuais que dizem respeito à sociedade e problemas corriqueiros do mundo. Na sua quinta edição, realizada em 15 de maio, foi discutida a Guerra Híbrida e o Poder Midiático, com o professor Manuel José de Souza Neto e o coordenador do curso de Sociologia, Everson Araújo Nauroski.

O objetivo deste debate foi entender o conjunto de novas manifestações da inteligência artificial, como a mineração de dados e o desenvolvimento de algoritmos de captura de perfis, que estão sendo usadas em nível nacional e global com a finalidade de influenciar a opinião pública e manipular informações.

O professor Manuel Neto explica que a guerra híbrida é um fenômeno que alia o poder midiático a interesses políticos, envolvendo desde a ocupação de territórios por forças armadas, como nos casos do Iraque e da Ucrânia, por exemplo, a ataques cibernéticos, divulgação em massa de fake news e veiculação de conteúdos ideológicos com o objetivo de intervir em processos eleitorais e mobilizar segmentos da opinião pública.

O debate foi transmitido ao vivo e contou com muita interação dos alunos pelo chat do Facebook.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Victor Corradini - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo/Sociologia


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *