A galáxia de Gutenberg baixou no Mossunguê

 

Mauri König – Jornalista

Até meados do século 15, cada livro disponível a círculos restritos de leitores era copiado à mão, tarefa de meses a fio de uma caligrafia esmerada dos monges nos monastérios. Foi assim até o alemão Johannes Gutenberg inventar algo que tiraria o mundo da idade das trevas e o transformaria numa galáxia, na metáfora do filósofo Marshall McLuhan. Uma galáxia de conhecimento e interações humanas.

A figura de linguagem de McLuhan retrata a emergência e as transformações decorrentes da invenção de Gutenberg. O livro, portador de tanto saber, tirou o homem da ignorância e da instabilidade da transmissão oral do conhecimento ao disseminá-lo em letra impressa a toda gente à medida que se propagou em escala industrial. Cada livro é um microcosmo, carrega em si ideias e ensinamentos.

Quantos milhares – talvez milhões – de monges copistas seriam necessários para produzir 160 livros por hora, 3.835 por dia, 1,4 milhão por ano? Não fosse a máquina de impressão tipográfica de Gutenberg, jamais teríamos essa profusão de publicações a um só tempo. Essa é precisamente a quantidade de exemplares impressos a cada ano pela Editora Intersaberes, uma das maiores do ramo no Brasil.

Fundada em 2005, a Intersaberes tem 774 obras em seu catálogo, produzidas por 1.213 autores. Os 1,4 milhão de livros que imprime por ano são nas áreas de negócios, ciências sociais, educação, letras, kits para capacitação profissional e materiais voltados ao Pronatec, o programa nacional de acesso ao ensino técnico do Ministério da Educação.

Com sede no bairro Mossunguê, em Curitiba, e a logística de distribuição na vizinha Campo Largo (PR), a editora fornece livros e demais materiais didático-pedagógicos, científicos e técnicos para algumas das maiores instituições de ensino do país. Entre elas, a Universidade Estácio de Sá, a Anhanguera Educacional, o Senac, a Universidade Veiga de Almeida (UVA) e o Centro Universitário Internacional Uninter.

A linguagem dialógica, a diagramação diferenciada e os recursos de ensino dos livros buscam facilitar o aprendizado e estabelecer um diálogo direto com o leitor. Em geral, as obras também contam com indicações culturais, atividades de autoavaliação, questões para reflexão, atividades práticas e bibliografia comentada.

Para atender a esse perfil de publicações, a Intersaberes conta com autores nacionais e internacionais de sólida formação acadêmica, entre eles mestres, doutores e pós-doutores, com o olhar analítico dos pareceristas e com a orientação de um conselho editorial de excelência. A eles se soma uma equipe de editores, revisores e designers de reconhecida competência.

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *