PODER PÚBLICO

Democracia e os reflexos na gestão política

O Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados (CEFOR) realizará nos dias 17 e 18 de setembro a 9ª Jornada de Pesquisa e Extensão, em parceria com o Departamento Técnico (DETEC) da Câmara dos Deputados. Neste ano o tema será “O espaço da democracia: desdobramentos políticos e reflexos na gestão do Poder Legislativo”.

Essa é uma oportunidade de divulgação de trabalhos de pesquisadores brasileiros, no âmbito acadêmico e político-institucional, que tratam sobre a Gestão Pública no Poder Legislativo em suas diversas abordagens: Ambiente Construído, Gestão Pública Legislativa, Estrutura e Funcionamento da Casa Legislativa, Relações Interpessoais e Interinstitucionais e Atividades Profissionais no Parlamento, entre outras temáticas relacionadas às linhas de pesquisa do Mestrado Profissional em Poder Legislativo da Câmara dos Deputados.

As pesquisas que serão apresentadas passaram por uma seleção às cegas, ou seja, os avaliadores desconhecem os autores dos textos que avaliaram. Dentre os selecionados estão Audren Marlei Azolin, professora no curso de Ciência Política e coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Prática em Ciência Política (NUPP) da Uninter, e o ex-aluno do curso Luiz Fernando Nunes Moraes.

O estudo deles, intitulado “Inteligência política a serviço da vigilância sobre as atividades parlamentares: as empresas de consultoria política de representação de interesse”, trata da identificação e análise das diversas atividades realizadas por empresas de consultoria política especializadas em representação de interesses, em especial junto à Câmara dos Deputados.

Segundo Audren, as pesquisas que saem do NUPP se relacionam estreitamente com o mercado de trabalho. “Nossas pesquisas tomam como norte as oportunidades que o mercado de trabalho vem oferecendo ao cientista político, como exemplo temos o recente reconhecimento da profissão de relações governamentais pelo Ministério do Trabalho. Assim, nossas pesquisas, que já apontavam para este cenário, tomam ainda mais impulso após este fato”, relata.

A 9ª Jornada de Pesquisa e Extensão pretende contribuir com a ampliação de espaços para a reflexão e o debate interdisciplinar e interinstitucional, respeitando as diversidades interpretativas e favorecendo a abertura de novas perspectivas de análise e estratégias políticas.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Caroline Paulino – Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König / Revisão textual: Jefferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Câmara dos Deputados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *