TV Uninter, o canal do conhecimento alcança 1 milhão de visualizações

Autor: Renata Cristina - Assistente de comunicação

O Dia Nacional do Rádio faz parte da história do Grupo Uninter. Foi na antiga unidade localizada em frente à Praça Tiradentes, marco zero de Curitiba (PR), que surgiu a proposta de inovar na maneira de divulgar o conhecimento produzido pela instituição. Em 25 de setembro de 2019, a transmissão realizada do estúdio da Rádio Uninter, no quinto andar do edifício, marcaria a transferência de gestão da emissora do curso de Jornalismo para a Central de Notícias Uninter (CNU), vinculada à Reitoria. Em julho de 2024, já em outra sede, no bairro Mossunguê, região nordeste da capital, a rádio daria lugar à televisão com o início das transmissões da TV Uninter, ampliando assim as possibilidades de alcance e interação com o público.

Antes mesmo da conversão de estúdio de rádio para estúdio de TV, a emissora abriu um canal no YouTube em 10 de março de 2020, já pensado para a transmissão especializada em conteúdos acadêmicos e demais temas relacionados ao ensino superior, sempre com foco no interesse público. Desde então, o canal contabiliza 48 mil inscritos, 3.200 vídeos publicados, mais de 120 mil horas de transmissão e 1 milhão de visualizações. Há bons motivos para se entusiasmar com esses números.

“Este é um marco expressivo para um canal jovem, que cresce de forma orgânica e tem um foco claro na disseminação do conhecimento”, destaca o coordenador da CNU, o jornalista Mauri König. “O que realmente valoriza esses dados é a nossa audiência qualificada, pessoas que nos acompanham movidas por um interesse genuíno no conteúdo. Quem se conecta ao nosso canal não busca distração ou passatempo, mas sim adquirir e expandir saberes”, ressalta.

Produções inovadoras

A trajetória da TV Uninter envolve histórias contadas e transformadas. Desde o seu início como rádio, o canal já se mostrava inovador. Passou pela pandemia, contou histórias mesmo a distância, mudou de endereço e seguiu ressignificando a maneira de comunicar. Hoje, os 26 programas da sua grade retratam a diversidade de temas. Ao menos uma centena de professores da Uninter já passaram pelo estúdio da emissora como apresentadores, tratando dos mais diversos assuntos de suas especialidades. Outros programas são precursores em suas abordagens.

O lugar de fala e a ampliação da visibilidade de pautas que fazem parte da sociedade, mas que ainda precisam de destaque, são elementos importantes na história do canal. Sempre em busca de jogar luzes às questões sociais, programas como o Papo Castiço procuram evidenciar a população negra, abordando suas pautas, adversidades e conquistas. Os convidados revisitam trajetórias, reconhecem avanços e refletem sobre os desafios que ainda persistem na sociedade.

Além disso, o Pajubá, programa dedicado à diversidade, lança luzes sobre pautas ligadas à comunidade LGBTQIAPN+. A atração convida os espectadores não somente a conhecer memórias, mas sim age como uma ferramenta para conscientização, estimula a criação de políticas públicas. Além disso, visa valorizar a luta coletiva, abrindo espaços para a reflexão sobre saúde mental e bem-estar da comunidade, incentivando uma sociedade mais plural.

Transformações

Para além do conteúdo, o canal também transforma as histórias de quem passa por ele. A analista de comunicação Barbara Carvalho faz a parte técnica da TV Uninter e é apresentadora de alguns programas, além de ser cocriadora do programa Art& Cultura. Para ela, tudo tem sido um importante aprendizado. “Sempre gostei de trabalhar nos bastidores, como na área de produção e na parte técnica. A TV Uninter me possibilitou aprimorar e profissionalizar meus conhecimentos sobre estas áreas, me preparando para oferecer um trabalho de qualidade aqui e em qualquer outro setor’’, salienta.

A jornalista Sandy Lylia da Silva já foi estagiária da CNU e, na época em que esteve na instituição, viu sua vida mudar completamente. Foi na então Rádio Uninter que ela se encontrou não só profissionalmente, como também em sua vida pessoal no período em que apresentou o Papo Castiço“Essa experiência ajudou a moldar quem eu sou. Eu sou uma pessoa com vivências industriais e agora uma pessoa com vivências jornalísticas. Eu não fazia ideia o que era a cultura negra, muito menos a cultura negra no estado do Paraná. Eu fui reconhecida dentro desse recorte social que para mim era totalmente desconhecido. Nem eu sabia da minha própria negritude”, lembra.

Arlindo Júnior cursava Ciências da Religião quando participou do programa Conversa com o Reitor. E foi ali que o então catador de recicláveis transformou sua realidade e a história do programa ao emocionar a todos, inclusive o reitor Benhur Gaio. No fim, ganhou uma bolsa de estudos da Uninter. Arlindo foi vencedor na categoria videorreportagem do concurso cultural Histórias que fazem nossa história, e então foi convidado a participar do programa apresentado pelo reitor na então Rádio Uninter.

“Eu já nem queria mais ganhar o prêmio, eu queria mesmo era dar um abraço nele e agradecê-lo por estar fazendo aquilo comigo, com a minha história. Eu choro toda vez que eu lembro, toda vez que eu assisto aquele vídeo, porque foi um momento muito especial da minha vida, e eu conto isso hoje na universidade. Todo mundo sabe dessa história, todo mundo conhece, porque foi um momento da minha vida que me ajudou a dar um salto muito grande. Sou feliz, porque sou graduado, estou finalizando o mestrado na Universidade Federal do Pará, e a história que eu vivi faz parte desse meu currículo”, relembra Arlindo.

Programação

A marca de 1 milhão de visualizações não chega somente como números, mas com uma programação plural, voltada ao conhecimento, à inclusão e ao desenvolvimento pessoal e social. Fortalecendo o papel da TV Uninter como um espaço onde a educação se encontra com a diversidade, a inovação e o propósito.

Os programas desempenham papeis essenciais em diferentes áreas. Não à toa, existem programas que estão desde o início dessa trajetória. Por exemplo, o programa Negócios e Tendências, que trata de assuntos econômicos e empresariais, com foco em inovações, análise de mercado e divulgação de iniciativas inovadoras. Outro destaque é o programa Diversos da Pós, voltado tanto para alunos quanto para o público externo. Esse quadro reúne eventos, palestras e cursos de extensão promovidos pela Uninter. Além disso, o programa Conheça seu Direito aborda questões jurídicas e temas sociais de grande importância.

A programação da TV Uninter é variada, e engloba diferentes áreas do conhecimento. Na área de saúde, destacam-se os programas Saúde em Foco e Os Coxibes. Para as novidades tecnológicas, a grade inclui Mundo IA, Tecnologia Estratégica e Radar Politécnica. O campo da cultura é representado pelo Art& Cultura, enquanto a educação conta também com o Chave Interdisciplinar.

Para quem busca orientação profissional, há programas dedicados ao desenvolvimento profissional, como Sua Carreira, Momento Carreira, Papo Egresso e Talento em Foco. Direitos também fazem parte da programação, no Café e Conhecimento. O cuidado com os alunos aparece em Conexão Acadêmica e Conversa com o Reitor. No universo esportivo, o destaque vai para o Papo de Arquibancada. Além do Negócios e Tendências, as novidades também são abordadas no Segredos da Arquitetura e do Design. Além do Universo Maçônico.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Renata Cristina - Assistente de comunicação
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Willow Linhares Nunes
Créditos do Fotógrafo: Barbara Carvalho


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *