Projeto voluntário leva amparo a comunidades do Delta do Parnaíba

Autor: Yasmin Guedes - estagiária de Jornalismo

Localizado entre os estados do Piauí e Maranhão, o Delta do Parnaíba é um complexo de mais de 80 ilhas, e o único delta da América do Sul que deságua em mar aberto. Na porção maranhense, comunidades ribeirinhas vivem em um cenário de desigualdade, sustentando-se da pesca e do extrativismo de frutos do mangue. Para milhares de famílias nessa região, a falta de acesso a serviços como saneamento básico e assistência médica é uma realidade crítica.

Foi na Ilha das Canárias, uma das localidades de difícil acesso dessa região, que o projeto comunitário Conexão Prática promoveu uma ação entre os dias 13 e 15 de setembro. O objetivo do projeto foi levar “assistência médica, humanitária e espiritual”.

Durante os três dias de missão no Maranhão, foram servidas mais de 2 mil refeições à população local e na área da saúde, foram realizados 124 atendimentos médicos e 156 procedimentos odontológicos, incluindo restaurações, extrações e limpezas. A ação também proporcionou atendimentos psicológicos à comunidade. Na esfera estrutural, os voluntários reformaram um ginásio e montaram uma sala de informática, equipada com dez computadores. Ao todo, o projeto demandou um orçamento de R$ 113.000,00, valor arrecadado por meio de doações e instituições parceiras.

A iniciativa está conectada ao trabalho voluntário “Conexão Prática”. Iniciado há dez anos, o projeto tem o professor Cícero Manoel Bezerra, coordenador dos cursos de Filosofia, Teologia e Ciências da Religião da Uninter, como um de seus membros voluntários. Além disso, o projeto reúne voluntários de diversas áreas profissionais. “São pessoas que estão comprometidas com ações humanitárias e religiosas”, reforça Cícero. A ideia surgiu e foi desenvolvida por membros da Missão Evangélica Betânia em parceria com outras organizações de raízes religiosas que dividem o mesmo propósito.

O Conexão Prática já realizou missões no continente africano e em diversos estados brasileiros. A ação no Delta do Parnaíba mobilizou 213 voluntários de 15 estados diferentes. Para participar, é necessário ser membro de alguma igreja ou instituição religiosa, uma vez que um dos objetivos do projeto é “propagar os princípios cristãos”, conforme informa o coordenador. Os interessados podem realizar a inscrição entrando em contato com a equipe pelo Instagram: @conexaopratica.

A atuação do projeto vai além da assistência pontual; ela semeia esperança e fortalece a coletividade em regiões que muitas vezes se sentem invisíveis. A dedicação de voluntários demonstra que o conhecimento acadêmico, quando aliado à solidariedade, pode ultrapassar os muros das instituições e gerar impacto na vida das pessoas. Iniciativas como essa não apenas tratam necessidades imediatas, mas também constroem pontes e inspiram uma cultura de empatia e responsabilidade social, lembrando que a transformação do mundo começa com gestos reais de cuidado com o próximo.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Yasmin Guedes - estagiária de Jornalismo
Edição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Cicero Manoel Bezerra


1 thought on “Projeto voluntário leva amparo a comunidades do Delta do Parnaíba

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *