O caminho profissional para criação de games
Autor: Yasmin Guedes da Silva – Estagiária de Jornalismo
Transformar o hobby de jogar videogame em uma profissão deixou de ser um sonho distante, para se tornar uma opção de carreira viável e lucrativa. Esse universo em expansão foi abordado no programa Sua Carreira, da TV Uninter, com a presença do coordenador do curso de Tecnologia em Jogos Digitais da Uninter, professor Winston Fung, na edição transmitida em 4 de setembro.
O programa, apresentado por Madson Lopes, revelou que a área vai muito além do entretenimento. “O profissional de jogos digitais não está somente focado em entreter as pessoas”, explicou Fung. “Estamos formando um profissional que pode trabalhar na área de educação com estúdios imersivos, ambientes e jogos educacionais, além da parte de jogos empresariais para treinamento de empresas. É um mercado muito amplo e que ainda está sendo desbravado aqui no Brasil”.
Um mercado com dinheiro que movimenta a economia do nosso país, o professor destaca como essa indústria vem ocupando seu espaço: “O Brasil em 10 anos, saiu de 150 a 200 estúdios de desenvolvimento de jogos, para mais de 10 mil. Tem uma demanda por esse profissional, e é um mercado que no Brasil movimenta 215 milhões de dólares por ano”. Sobre as tendências do mercado, o professor foi enfático: “A imersão, colocar a pessoa dentro do ambiente, está sendo cada vez mais tendência”. E ainda compartilhou que o curso da Uninter já conta com estudos em realidade virtual e aumentada, se preocupando com a inserção dos alunos nesse novo mercado.
Durante o programa, também foi discutido sobre convergência entre games e outras mídias. “Eles descobriram um novo mercado”, observou o professor, sobre as adaptações de jogos para cinema e séries. “Aquela pessoa que era muito fiel ao jogo, conseguiu atingir esse público, e trouxe ele agora para a tela grande. Mas também está conseguindo fazer o caminho inverso: aquela pessoa que está gostando da série acaba fazendo aquisição do jogo”. E quando questionado sobre questões éticas, como vício em games e acidentes com realidade aumentada, o coordenador afirmou que a indústria tem preocupação. “Alguns jogos vêm com avisos, quando começa a se deslocar durante o jogo ele detecta o movimento e começa uma tarja vermelha avisando para tomar cuidado com o ambiente ao seu redor”.
O curso oferecido pela Uninter é um tecnólogo de dois anos e meio, reconhecido pelo MEC com nota máxima (5), que combina fundamentação teórica com intensa prática. “O foco do nosso curso aqui da Uninter está em formar programadores de jogos”, afirmou o coordenador. “Mas vai muito além disso. Tem toda a parte de você conseguir roteirizar um jogo, fazer a parte do design, conhecer a formação de personagens e compatibilizar cores e ambientes”. Sobre o perfil dos interessados no curso, o professor recomenda a afinidade pela programação, apesar de ser uma área multidisciplinar: “É um curso que vai juntando várias habilidades para a formação do profissional”, avalia.
A estrutura do curso inclui quatro disciplinas principais de desenvolvimento, nas quais os alunos criam projetos reais. “Ele vai desenvolver primeiro com foco em jogos 2D, depois em jogos 3D, então jogos para celular mobile e finalmente um projeto livre”, detalhou Fung. “A gente vai explicar para o aluno desde o início, como começar a contar a história de um jogo, compreender o que que é a jornada do herói. Então, o que é o herói, o que é o jogo, e como se cria desafios para isso.”
Os melhores projetos são premiados no Uninter Game Awards, concurso interno que premia os trabalhos mais criativos, sendo avaliados pelos professores da Uninter e pela comunidade externa, com diversas categorias. Fung citou exemplos que impressionaram: “Uma aluna fez o jogo de uma bruxinha muito bem colocado, cores, som, tudo. Comecei a brincar nele e quando fui ver era 3 da manhã, eu ainda estava brincando. Temos outro do aluno que foi o Foxy Runner, uma raposinha, com barulhinho de quando pega as moedas muito bem sincronizado”. O concurso é divulgado no canal do YouTube, Escola Superior Politécnica Uninter.
Um dos diferenciais do curso da Uninter, é que ele conta com diversas parcerias incríveis como Cisco, Amazon e Google. Então se você ficou interessado nesse curso, ou já tem uma paixão pelo mundo dos games, não deixe de conferir a edição completa do programa no canal do YouTube da TV Uninter, e conhecer todos os detalhes dessa profissão.
Edição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Reprodução Youtube




