Monitoria na EAD impulsiona pesquisa e internacionalização na Uninter

Autor: Juliana Telesse - Assistente de Comunicação Acadêmica

Durante a 18ª edição do Encontro de Iniciação Científica e Fórum Científico (Enfoc), a Uninter promoveu a mesa-redonda “Programa de Monitoria na EAD: práticas de inovação em pesquisa e internacionalização”, que destacou o papel da monitoria como um espaço de acolhimento, formação crítica e desenvolvimento acadêmico no contexto da educação a distância.

O encontro, realizado no dia 28 de agosto, trouxe à tona experiências de estudantes da graduação vinculados à área de Línguas e Sociedade, que reúne alunos dos cursos de Letras (Português, Inglês, Libras), História e Sociologia. Enfatizando a importância da participação ativa dos alunos em atividades pedagógicas e científicas, com acompanhamento e orientação de docentes.

Mediada pela professora Crisbelli Djamilli Domingos, a atividade contou com as participações das professoras Thays Carvalho Cesar e Mariana Bonat Trevisan, que compartilharam experiências e reflexões sobre a monitoria para além de uma atividade complementar. As professoras defendem a monitoria como um eixo formativo, que contribui para o fortalecimento do ensino, da pesquisa e da internacionalização na EAD.

O ambiente de monitoria é marcado por colaboração, empatia e incentivo ao letramento científico, social e inclusivo. “Recebemos estudantes com pouca experiência em pesquisa, que ao longo do tempo desenvolvem pensamento crítico, autonomia e protagonismo acadêmico”, afirmou a Thays Carvalho Cesar.

Para exemplificar os resultados do programa, as docentes apresentaram trajetórias de estudantes como Gabriel, que participou de um congresso na Universidade Carolina de Praga acompanhado de sua orientadora e da ex-monitora Thais Sagrillo, que atualmente está no Instituto Federal do Rio grande do Sul. Casos como esses evidenciam a influência da monitoria na formação acadêmica e profissional dos participantes.

O evento evidenciou como a orientação dos professores aos grupos de estudantes contribui para a participação dos monitores tanto nas aulas ao vivo quanto nos eventos científicos. “Hoje, os monitores estão presentes em todas as etapas do processo, desde a elaboração de fóruns até a apresentação de trabalhos acadêmicos. Isso amplia a sensação de pertencimento e reforça o espírito de colaboração entre os estudantes da EAD”, destacou a professora Mariana.

Outro destaque da mesa-redonda foi a abordagem sobre internacionalização. As professoras relataram iniciativas que permitiram a participação de estudantes da monitoria em atividades com universidades estrangeiras, como palestras internacionais, encontros bilíngues e eventos promovidos pelo programa Global Meeting, da Uninter. “Promover a troca entre diferentes culturas e ampliar os horizontes acadêmicos dos nossos estudantes é parte do nosso compromisso como centro universitário internacional”, afirmou Crisbelli.

A mesa evidenciou que o programa de monitoria da Uninter não apenas se consolida como um espaço de transformação, que alia teoria e prática, desenvolve habilidades para a docência e a pesquisa, além de fortalecer os vínculos entre estudantes e professores, incentivando o protagonismo e promovendo o engajamento acadêmico.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Juliana Telesse - Assistente de Comunicação Acadêmica
Edição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Reprodução Youtube


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *