Alunos da Uninter imergem na cultura espanhola em intercâmbio

Autor: Barbara Carvalho - Analista de Comunicação

Em um mundo cada vez mais globalizado, conhecer uma nova cultura é uma experiência que vai além do turismo. Com isso, o intercâmbio se torna um dos momentos mais transformadores para jovens que desejam se desenvolver em várias áreas.

Segundo a Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio (Belta), o Brasil registrou mais de 400 mil intercambistas em 2024, um aumento de 18% em relação ao ano anterior. Os destinos são os mais variados, e entre eles está a Espanha, procurada por fatores como proximidade cultural e pelas várias ofertas de programas educacionais.

Este foi o país escolhido por quatro alunos da Uninter para uma vivência de intercâmbio por meio do programa Top Espanha 2025. Os alunos embarcaram em 30 de junho para um período de três semanas de estudos na Universidade de Salamanca. Nesta edição, a Universidade recebe 80 alunos brasileiros de várias instituições.

Representando a Uninter estão Antônio Carlos Junior (Bacharelado em História, São Paulo-SP), Alina Abreu (Pós-graduação em Arquitetura de Interiores e Lighting Design, São Luís do Maranhão-MA), Adeilton Santos de Paula (Bacharelado em Direito, Curitiba-PR) e Gabriella Martins Ramos (Tecnologia em Gestão Financeira, Jacareí-SP).

“O intercâmbio cria oportunidades constantes de conexão — com os alunos selecionados pela mesma instituição, com os alunos que você compartilha os assentos próximos num voo, com os alunos que se sentam na mesma mesa durante as refeições, enfim, são infinitas as possibilidades de conexão. Essa convivência nos transforma internamente, pois estamos em um ambiente onde todos buscam crescer, aprender e se desenvolver”, comenta Adeilton.

O Top Espanha é um programa lançado em 2010, desenvolvido pela Universidade de Salamanca em parceria com o Banco Santander, que visa disponibilizar aos universitários treinamento em língua e cultura espanhola. Desde a sua criação, mais de 1.900 estudantes brasileiros já fizeram parte da experiência. No modelo atual, 20 alunos da Uninter já participaram.

Para o Diretor Acadêmico de Internacionalização do Uninter Global Hub, Glávio Leal Paura, programas como o Top Espanha proporcionam situações diferenciadas aos alunos. “Há algum tempo a Uninter mantém o convênio com o Santander que é uma instituição que sempre tem ações visando o desenvolvimento de acadêmicos e sempre temos uma atenção especial a este convênio. O programa Top Espanha existe desde antes da pandemia, quando somente 20 instituições participam e somos uma delas”.

Participaram da seleção acadêmicos de graduação e pós-graduação, através de inscrições realizadas pelo site do programa e no site do Santander, além de um self-vídeo contando os motivos pelos quais o aluno merecia ganhar a bolsa. Os classificados para as entrevistas relatam a ansiedade antes do resultado.

“Na segunda fase das entrevistas eu me preparei para 20 possíveis perguntas a fim de garantir que em poucos minutos desse para conhecer sobre a minha história e preparação para o intercâmbio. Além de antes mesmo de qualquer resultado das entrevistas, agradecer a oportunidade que a instituição estava me dando para participar do intercambio”, descreve Alina.

O intercâmbio é um marco pessoal e acadêmico transformador. Para Gabriella, a oportunidade é única e pode fazer a diferença na sua volta ao Brasil. “Acredito que com esse intercâmbio em meu histórico terei maiores oportunidades profissionais e maior facilidade para seguir com os estudos do idioma no Brasil. No geral, fazer um intercâmbio nos torna mais independentes, responsáveis e nos permite viver e realizar sonhos, que talvez, nunca iríamos conseguir”.

Aqueles que estudam fora contam com mais chances de se diferenciar no mercado de trabalho, tendo mais facilidade para encontrar emprego com salários maiores. Na área acadêmica, a maior parte dos egressos se sente motivada para continuar os estudos, dando continuidade em mestrados e doutorados, com ganhos de autoconfiança, maturidade e visão cultural.

“No campo acadêmico, reforçar os conhecimentos do idioma espanhol é uma outra expectativa mais que razoável. Contarei com mais conhecimento do idioma espanhol para pesquisa de campo na América Latina e na Espanha e para a pesquisa bibliográfica. De igual forma, outros locais de interesse podem ser “descobertos” para aprofundamento de pesquisas”, declara Antônio.

Outras oportunidades de intercâmbio com a Uninter

Ana Clara, egressa do Bacharelado em Relações Internacionais da Uninter, viveu duas semanas de intercâmbio na Cidade do Cabo, África do Sul, em uma oportunidade do Uninter Global Hub em parceria com a empresa de educação internacional especializada em intercâmbio cultural EF Education First. Nestes dias, Ana pode aprimorar seu inglês e viver a cultura local.

“O intercâmbio foi a realização de um sonho. Agradeço a oportunidade que a Uninter e o Global Hub me proporcionaram, é algo que com certeza me transformou como pessoa e é algo que vai ficar guardo em mim com muito carinho”, relembra Ana.

A Uninter também conta com o Programa Uninter Intercâmbio (PUI ), no qual o aluno disputa vagas com vantagens para alunos Uninter. A instituição também oferece programas de imersão de línguas, além das certificações do Sistema de Avaliação na Língua Inglesa Internacional (IELTS) e o teste de proficiência em inglês TOEIC.

Glávio Paura também ressalta que a Uninter está sempre pronta para ajudar os alunos que queiram vivenciar um intercâmbio. “Temos oportunidades juntos aos nossos convênios de Summer School, que nada mais é que um intercâmbio de 15 a 25 dias. E caso o aluno queira ir para universidade a qual não temos convênio nós podemos fazer a ponte para esse aluno”.

Os alunos que desejam mais informações podem acessar o site do Uninter Global Hub, ou entrar em contato pelo e-mail [email protected].

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Barbara Carvalho - Analista de Comunicação
Edição: Larissa Drabeski


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *