Nota máxima em Saneamento Ambiental

Autor: Natália Schultz Jucoski - estagiária de jornalismo

Transformar a realidade ambiental dos municípios brasileiros é o principal foco do curso de Tecnologia em Saneamento Ambiental da Uninter que foi avaliado com nota 5, a máxima pelo Ministério da Educação (MEC).

O reconhecimento se deve ao esforço dos docentes, equipe técnica e de todo o suporte oferecido pela Uninter. São vários profissionais que se dedicam para que o aluno tenha a melhor experiência possível dentro da instituição de ensino. A estrutura é completa, com materiais didáticos de qualidade, equipe de professores sempre a dispostos a ajudar no que for preciso e um ambiente virtual de aprendizagem que contém materiais escritos e videoaulas. Na biblioteca virtual, os alunos também têm à disposição toda a bibliografia do curso.

Para o coordenador do curso, Augusto Lima da Silveira, a Uninter oferece diferenciais importantes: “O curso se diferencia dos demais por proporcionar aos estudantes a imersão em laboratórios de análises ambientais e o desenvolvimento de atividades práticas voltadas para a avaliação de parâmetros do saneamento ambiental”. Os apoios técnico, administrativo e psicológico também estão juntos com os alunos durante todo o processo de formação. Outro diferencial que a Uninter tem é ser a primeira instituição do Brasil a ofertar esse curso na modalidade educação à distância (EAD).

Um dos objetivos principais da graduação em Tecnologia em Saneamento Ambiental é o de transformar alunos em profissionais competentes para atuar na área. Ao final do curso, esses estudantes estarão aptos a gerenciar e supervisionar instalações de sistemas de abastecimento de água, coleta e tratamento de efluentes domésticos, industriais e agrícolas. Trabalhando também na vistoria, perícia, elaboração de laudos e pareceres técnicos e atuando sempre com responsabilidade social em prol do meio ambiente, sendo capazes de orientar e intervir em situações de risco. “A nota máxima do curso, reflete a excelência no atendimento aos estudantes e às diretrizes educacionais do país, no que se refere ao aspecto pedagógico e de infraestrutura”, declara o coordenador.

Trabalhando atualmente como professora de Engenharia Ambiental em uma Universidade Federal, Andrea Brandao buscou no curso de Tecnologia em Saneamento Ambiental disciplinas específicas que coincidem com sua área de atuação profissional. Para ela, um dos principais motivos para escolher a Uninter foi o fato de ser uma instituição respeitada e de boa conceituação, além de ter um polo em sua cidade.

Cursar uma graduação de nota máxima pelo MEC passa confiabilidade e favorece a valorização profissional. Ela destaca alguns diferenciais importantes que o curso oferece: “Me proporcionou mais conhecimento em assuntos que não conhecia ou não dominava tão bem; uma atualização nos conhecimentos dos assuntos que já conhecia e já domino, assim como bons exemplos e dicas de bons autores na área”, declara. Andrea irá finalizar sua graduação em 2023 e complementa que foi gratificante e satisfatório o contato com a Uninter e com a abordagem do curso.

O curso de Tecnologia em Saneamento Ambiental tem duração de 2 anos. Ao se formar, o egresso estará adequadamente pronto para os desafios que o mercado ambiental e desenvolvimento sustentável oferecem.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Natália Schultz Jucoski - estagiária de jornalismo
Edição: Larissa Drabeski


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *